01 de dezembro na história

1822 – D. Pedro I era coroado imperador do Brasil. Pouco menos de três meses após ter proclamado a independência do Brasil, D. Pedro I foi coroado imperador do novo país. Pouco depois, em março de 1824, ele já teria derrotado todos os exército leais a Portugal e, no mesmo ano, iria instituir a primeira Constituição do Brasil, que contava com o poder Moderador, exercido pelo imperador, que estava acima dos demais poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário. Dom Pedro I ficou no poder até 7 de abril de 1831, quando, incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, retornando à Europa.

1949 – Um dos mais poderosos traficantes do mundo, Pablo Emílio Escobar Gaviria, mais conhecido como Pablo Escobar, nascia em Rio Negro, na Colômbia. Ele conquistou fama mundial e tornou-se um dos homens mais ricos do mundo por conta do tráfico de cocaína aos Estados Unidos e outros países. Estima-se que no auge de sua carreira, movimentava US$ 1 milhão por dia e que seu patrimônio era de US$ 13 bilhões.

Publicidade

1955 – Rosa Parks era presa por negar assento a homem branco em ônibus nos EUA. Ela foi detida por não respeitar as leis locais de segregação social na cidade. A prisão de Parks, que já era envolvida em movimentos contra o racismo, resultou em um generalizado boicote dos negros ao transporte público da cidade. O ato de desobediência civil foi organizado por um jovem pastor chamado Martin Luther King, Jr. Rosa Parks entrou para a história como “a mãe dos movimentos pelos direitos civis”. Depois da aposentadoria, ela escreveu uma autobiografia.

2018 – Morria George H. W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos. O político estadunidense morreu no início da madrugada de 01 de dezembro de 2018, aos 94 anos, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. Ele foi o 41º presidente dos EUA. Diagnosticado com mal de Parkinson, em seus últimos anos de vida ele teve diversos problemas de saúde. O político morreu em casa.

 

Que dia é hoje?

Dia Mundial de Combate à AIDS (é uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.)

Dia do Imigrante

Dia do Numismata – é a ciência que tem por objetivo o estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas, muito embora o termo também seja empregado como sinônimo ao colecionismo desses itens.

 

Aniversariantes:

Lucas Silveira – 36 anos – Lucas Cesar Lima Silveira é um cantor, guitarrista, pianista, escritor e compositor brasileiro. Em 1999 ajudou a fundar a banda Fresno, da qual é vocalista até os dias atuais. Em 2010 lançou seu primeiro álbum solo, The Rise and Fall of Beeshop. Lucas é casado com a skatista Karen Jonz. O casal tem uma filha, Sky Jonz Silveira, que nasceu em Janeiro de 2016.

Javier Aguirre – 62 anos – Javier Aguirre Onaindía é um treinador e ex-futebolista mexicano que atuava como meio-campista. Atualmente, comanda o Leganés. Dirigiu a Seleção Mexicana que disputou a Copa do Mundo FIFA de 2010. Aguirre pediu demissão após eliminação da seleção para a Argentina, nas oitavas-de-final da Copa.

Walcyr Carrasco – 68 anos – Walcyr Rodrigues Carrasco é um novelista, escritor, jornalista, dramaturgo e autor de telenovelas brasileiro. Em 1982, lançou seu primeiro livro infantil, Quando meu irmãozinho nasceu, publicou pela Editora Paulinas. É dele sucessos como O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Caras e Bocas, Verdades Secretas, O outro Lado do Paraíso e a Dona do Pedaço.

Sebastián Piñera – 70 anos – Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique é um empresário e político chileno. Desde 2018 é presidente da República do Chile, cargo que também ocupou entre 2010 e 2014. Também foi, entre 2011 e 2013, o primeiro presidente temporariario da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), e desde 2019 é o primeiro presidente temporário da Prosul (Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul).

Woody Allen – 84 anos – Heywood Allen é um cineasta, roteirista, escritor, ator e músico norte-americano. Vencedor de inúmeros prêmios no cinema e autor de aproximadamente 50 filmes, suas obras abordam os relacionamentos humanos de uma maneira leve e com diálogos afiados. Antes de fazer sucesso, fez grande carreira em clubes de comédia e escreveu para TV e teatro. Quando seu filme Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall), de 1977, ganhou quatro estatuetas do Oscar, ele preferiu tocar com sua banda em um pub a comparecer à cerimônia. Para a produção dos seus filmes, Woody Allen conta com bastante liberdade criativa, algo raro na indústria do cinema.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Labirintite: conheça sinais e sintomas de doença que acometeu Lula

Diagnóstico depende do entendimento dos sintomas do paciente

23 minutos ago

Clarão Materiais Elétricos abre vagas de emprego em Camaquã

Oportunidades são voltadas para pessoas proativas, com boa comunicação

37 minutos ago

Estado forma 383 novos servidores da Polícia Penal

Leite prestigiou solenidade e destacou compromisso do governo com a renovação do efetivo na instituição

1 hora ago

Programação do Dia do Desafio 2025 em Camaquã é alterada

Atividades externas foram transferidas para a Unidade do Sesc em função da chuva

2 horas ago

Fecomércio RS promove evento “Giro Pelo Rio Grande” em Camaquã

Encontro ocorrerá no próximo dia 09 de junho, no Teatro Sesc

2 horas ago

Camaquense morto por descarga elétrica será sepultado hoje

Vítima de 53 anos não resistiu a gravidade do incidente

2 horas ago

This website uses cookies.