11 de janeiro na história: o primeiro Rock in Rio e a morte de Adroaldo Streck

1908 – Ocorre a criação do Parque Nacional do Grand Canyon. É um dos primeiros parques nacionais dos Estados Unidos e está localizado na região do Grand Canyon, no Arizona. É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.

1985 – Teve início no Rio de Janeiro a primeira edição do Rock in Rio. O Rock in Rio abria seus portões para 1,3 milhão de espectadores ao longo de 10 dias de muita música. O megaevento, idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, aconteceu em um terreno de 250 mil metros quadrados em Jacarepaguá, chamado de “Cidade do Rock”. Ali, foi armado o maior palco do mundo até então com 5 mil metros quadrados de área. A estrutura do festival ainda contava com dois enormes fast-foods, dois shoppings com lojas, centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura. O evento não ocorreu no ano de 2020 em razão da pandemia do coronavírus.

Publicidade

2015 – Acontecia a marcha pela República em memória das vítimas dos ataques em Paris em janeiro de 2015. Foi uma série de comícios que tiveram lugar em várias cidades por toda a França, convocados para marcar o repúdio do atentado terrorista à redação do jornal satírico Charlie Hebdo, em París. De acordo com o Ministério do Interior, os vários eventos juntou perto de 3,7 milhões de pessoas em todo o país, tornando-os num dos maiores comícios públicos da História da França, desde 1944, quando Paris foi libertada dos nazistas, no final do Segunda Guerra Mundial. O presidente da França e 44 Chefes de Estado e Governo também marcaram presença.

2015 – Dezenas de pessoas morreramm após consumirem cerveja contaminada em um funeral em Moçambique. 75 pessoas morreram e 230 foram hospitalizadas após beberem cerveja contaminada em um funeral na localidade de Chitina, província de Tete. Em 11 de janeiro, as autoridades de Moçambique informaram que 196 haviam sido hospitalizadas, com 69 fatalidades. Mais 6 mortes ocorreram nos dias seguintes. De acordo com autoridades locais, todas as pessoas afetadas tinham consumido a cerveja local, o pombe, que provavelmente estava envenenada com bile de crocodilo. O governo local disse que as pessoas que consumiram a cerveja se queixaram de dores musculares e diarreia. Somente em novembro de 2015, foi concluído que a causa do envenenamento havia sido uma contaminação por uma bactéria da cerveja que produz uma substância tóxica.

2017 – Aos 81 anos, morria o jornalista e ex-deputado Adroaldo Streck. Natural de Cachoeira do Sul, Streck escreveu seu nome na história do jornalismo gaúcho. Em 1957, foi um dos fundadores da Rádio Guaíba, tendo sido o primeiro locutor da emissora. Adroaldo também teve passagens pela Rádio Cachoeira (onde começou, aos 18 anos), Rádio Pampa, TV Guaíba e pelo jornal Correio do Povo, como colunista. Em 1988, tornou-se colunista do Correio do Povo, em Brasília. Seguiu carreira política até 2003, tendo votado pela abertura do processo de impeachment contra o presidente Fernando Collor, em 1992.

 

Que dia é hoje?

Dia Internacional do Obrigado (O objetivo é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem).

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

 

Aniversariantes:

Patricia Pillar – 57 anos – Patricia Gadelha Pillar é uma atriz, apresentadora de televisão, diretora e produtora brasileira. Recebeu 15 premiações de melhor atriz, no papel da vilã, ex-presidiária Flora, na novela “A Favorita” apresentada na televisão em 2008. No papel de Zuzu Angel no cinema, recebeu 3 indicações de melhor atriz. Seu último trabalho na TV foi na novela Salve-se Quem Puder da TV Globo.

Milena Toscano – 37 anos – Milena Toscano Gonçalves é uma atriz, apresentadora e ex-modelo brasileira. Começou a carreira como modelo da Ford Models, agência pela qual realizou diversos trabalhos. Estudou em 2003 e 2004 na Oficina de Atores da Rede Globo. Depois de mais de dez participações em novelas, conquistou seu primeiro grande papel em “Araguaia” e depois em “Fina Estampa”, interpretando a Vanessa, irmã do personagem Clô (Marcelo Serrado).

Redação de Jornalismo

Recent Posts

O truque caseiro que faz o milho de pipoca estourar sem deixar nenhum grão inteiro

Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…

1 dia ago

Último dia de Expocamaquã 2025: confira a programação deste domingo (18)

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

1 dia ago

Acidente mata três pessoas na BR-293, em Santana do Livramento

Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.

1 dia ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (19)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

1 dia ago

Confira as principais dúvidas sobre a gripe aviária

Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul

1 dia ago

“Barbie do bailão” entre as atrações da ExpoCamaquã 2025

Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento

2 dias ago

This website uses cookies.