Foto: Gil Martins/Rádio Acústica FM
O dia 1º de abril, conhecido popularmente como o Dia da Mentira, é uma data marcada por brincadeiras, pegadinhas e, claro, muitas mentiras. Mas qual a origem dessa tradição que diverte e, por vezes, irrita pessoas ao redor do mundo?
A história do Dia da Mentira remonta ao século XVI, na França. Até então, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março, com festividades que se estendiam por uma semana, culminando em 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano, que transferiu o Ano Novo para o dia 1º de janeiro.
No entanto, a mudança não foi imediatamente aceita por toda a população. Muitos, seja por desconhecimento, seja por resistência à nova ordem, continuaram a celebrar o Ano Novo em 1º de abril. Aqueles que aderiram à mudança passaram a ridicularizar os “desavisados”, enviando-lhes presentes falsos e convites para festas inexistentes. Essas brincadeiras se popularizaram e deram origem ao Dia da Mentira.
A tradição se espalhou pela Europa e, posteriormente, para outros continentes. Na Escócia, por exemplo, o Dia da Mentira é conhecido como “Huntigowk Day”, e as pessoas costumam pregar peças umas nas outras, enviando mensagens com pedidos absurdos.
No Brasil, o Dia da Mentira chegou no século XIX, através de periódicos que divulgavam notícias falsas com o intuito de entreter o público. A brincadeira logo caiu no gosto popular e se mantém viva até os dias de hoje.
Apesar de ser uma data associada à diversão, é importante lembrar que as brincadeiras devem ser feitas com responsabilidade, evitando causar danos ou constrangimentos a outras pessoas. Afinal, o objetivo do Dia da Mentira é celebrar a alegria e o bom humor, e não prejudicar o próximo.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Concentre-se em ser a melhor versão de si mesmo
Saiba como se candidatar para as oportunidades da Agência Sine FGTAS
Recursos serão aplicados nas áreas de saúde, segurança pública e infraestrutura turística no Rio Grande…
Estrutura vem causando questionamentos por parte da população
Evento ocorrerá nesta quarta-feira (02), na Comunidade Cristã, com participação da escritora Tayline Dillmann
Aparelho garante informação e conexão em situações de crise
This website uses cookies.