21 de agosto na história

1853 – Morria Maria Quitéria, a “Joana d’Arc brasileira”. Neste dia morria em Salvador, Maria Quitéria de Jesus, militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Também chamada “Joana d Arc brasileira” e patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Ela nasceu e cresceu na Província da Bahia, demonstrando desde cedo aptidão em montaria, a caçar e a usar armas de fogo. Pra participar da Guerra da Independência do Brasil, Maria Quitéria fugiu de sua casa, vestiu-se como homem, alistando-se na vila de Cachoeira.

1911 — O quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, era roubado de forma “descarada” do Museu do Louvre, em Paris. Neste dia, um pintor amador estava montando o seu cavalete perto do quadro da Mona Lisa, quando notou, que uma das mais conhecidas obras de arte do mundo simplesmente não estava mais ali. Considerado um dos roubos mais “descarados” de obra de arte dos últimos tempos, o crime foi cometido no dia anterior por Vincenzo Perugia. Ele entrou no Louvre, retirou a pintura famosa da parede, escondeu-a sob suas roupas e escapou. O roubo deixou a França atordoada e muitas teorias surgiram para explicar o que poderia ter acontecido com a inestimável obra de arte. A pintura foi recuperada dois anos depois e hoje está sob um intenso esquema de segurança.

Publicidade

1925 – Morria o jornalista Irineu Marinho, fundador do jornal O Globo. Neste dia, menos de um mês após fundar o jornal O Globo, o jornalista Irineu Marinho foi vítima de um infarto fulminante no banheiro de sua casa no Rio de Janeiro. Com sua morte aos 49 anos, a incipiente publicação foi assumida por seu filho Roberto, que mesmo relutante em assumir as rédeas do veículo, deu início à formação de um conglomerado midiático que se tornaria líder do mercado da comunicação no Brasil.

1987 – Dirty Dancing – Ritmo Quente, estreava nos cinemas. Estrelando Patrick Swayze como um instrutor de dança em um resort de verão, o filme foi um sucesso inesperado de bilheteria, arrecadando 64 milhões de dólares e transformando Swayze em uma estrela de Hollywood. A trilha de “Dirty Dancing” foi multiplatina e incluiu as músicas de sucesso “The Time of My Life”, que ganhou um Oscar de Melhor Canção Original, “Hungry Eyes” de Eric Carmen, e “She’s Like the Wind,” coescrita e cantada pelo próprio Swayze.

1989 – Morria aos 44 anos o cantor Raul Seixas, o maluco beleza. “Raulzito” gravou mais de 20 discos, teve cinco esposas e sofreu com o alcoolismo, que lhe rendeu uma pancreatite aguda, motivo de sua morte. A partir dos anos 80, a saúde de Raul Seixas mostrou sinais de fragilidade por conta do consumo de álcool. Contudo, ele seguiu trabalhando em projetos como Mata Virgem, Por Quem os Sinos Dobram, Abre-te Sésamo. Passou a sofrer de hepatite crônica em virtude da bebida e começou a ter problemas com contratos e shows. Seus trabalhos póstumos é sucesso de vendas e até hoje é comum escutar o pessoal gritando “toca Raul” ao pedir música para bandas em bares e festas.

 

Que dia é hoje?

Dia Nacional do Catecismo

Dia da Habitação

 

Aniversariantes:

Usain Bolt – 33 anos – É um ex-velocista jamaicano, multicampeão olímpico e mundial. É o único atleta na história do atletismo a tornar-se tricampeão em duas modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva (100 metros rasos e 200 metros rasos) e bicampeão também de forma consecutiva na modalidade revezamento 4 x 100 metros. É também o único atleta a conquistar oito medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo dez vezes campeão mundial. É considerado o homem mais rápido do mundo. É o mais bem pago atleta da história do atletismo recebendo de acordo com a Forbes 20,3 milhões de dólares por ano. Depois de deixar o atletismo, passou a atuar também como jogador de futebol. Em janeiro de 2019 decidiu abandonar também a carreira de futebolista.

Murilo Rosa – 49 anos – Murilo Araújo Rosa é um ator brasileiro. Murilo conquistou o público brasileiro em sua primeira novela das oito da TV Globo, “América”, em 2005, com o engraçado e romântico peão Dinho. O brasiliense chegou a começar a faculdade de Educação Física. Entretanto, um teste para participar de um filme o fez se apaixonar pela interpretação.

Carmo Dalla Vecchia – 48 anos – Gaúcho de Carazinho, além de sua carreira como ator, Carmo também possui talento para fotografia, arte que já lhe rendeu uma exposição. Ele fez a Oficina de Atores da Globo e estreou em 1995 na minissérie “Engraçadinha”. Em 2006, deu vida ao misterioso Luciano de “Cobras & Lagartos”, personagem esse que deu ao ator o reconhecimento na mídia. Dentre suas atuações já participou de grandes produções, como “Começar de Novo”, “Chiquititas”, “A Casa das Sete Mulheres”. Atualmente ele está na novela Órfãos da Terra.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Clínica Imunize oferece proteção completa para toda a família

Espaço disponibiliza serviços especializados como vacinação domiciliar e tecnologia para reduzir a dor

10 minutos ago

Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência

Após 24 anos no PSDB, Leite busca o cargo pelo PSD

11 minutos ago

Domo de Ouro: sistema de defesa dos EUA gera preocupação

China diz que trata-se de ameaça à estabilidade global

23 minutos ago

Ginásio de Camaquã sedia atividades gratuitas para a comunidade

Diretor de esportes detalhou ações significativas disponíveis no espaço

36 minutos ago

Sesc Camaquã realiza programação especial no Dia do Desafio 2025

Evento gratuito promove atividades físicas, solidariedade e revitalização de espaço público

37 minutos ago

Horóscopo para esta sexta-feira, dia 23 de maio de 2025

Aproveite essa sexta-feira para inspirar quem está ao seu redor

55 minutos ago

This website uses cookies.