Destaque Duplo

“A gente precisa viver e precisamos buscar um mundo melhor”, diz líder da Fepal

O Programa Primeira Hora recebeu na manhã desta segunda-feira (16), Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal). Em pauta, o líder da entidade, dialogou sobre o novo conflito que estremece o Oriente Médio, provocado pela invasão do grupo terrorista Hamas ao território de Israel.

Conforme Rabah, o território palestino possui menos de 400 quilômetros quadrados de superfície terrestre, com 2.2 milhões de habitantes. Até o momento, metade da população já foi deslocada, com mais de 20 mil edifícios destruídos, 3 mil mortos, 9.7 mil feridos e 800 crianças mortas:

Publicidade

“A gente precisa viver e precisamos viver buscando um mundo melhor”, diz presidente da Fepal.

O gestor destaca que há 17 anos Israel bloqueia militarmente a Faixa de Gaza, ocupando a Cisjordânia. Sendo este o sexto massacre em Gaza.

Em uma breve retomada histórica, Rabah explica destaca que no dia 18 de dezembro de 1947, o Sionismo, um movimento nacional judaico defendeu a restauração de um Estado Judeu Independente. Com isto, até 1951, cerca de 760 cidades da palestina invadidas por euro judeus armados:

“Este é um genocídio programado, uma limpeza étnica”, afirma o líder da entidade.

Ao finalizar sua participação, Rabah destaca que em contraponto aos ataques anteriores, este impacta o mundo como um todo, com o avanço das mídias e novas tecnologias, tornando-se um genocídio totalmente midiatizado:

“Este é o primeiro genocídio televisionado, com dois momentos importantes. Um momento de demonização do povo palestino, com o surgimento de fake News no último dia 07. Como a fake das crianças decapitadas e a das crianças enjauladas. Sendo que a própria mídia israelense derrubou. Posteriormente a própria CNN Estaduniense pediu desculpas pelas fake News e o Pentágono também”. Finaliza o Rabah

Fepal

Fundada em 1979, a Federação Árabe Palestina do Brasil – FEPAL é a entidade que representa a diáspora palestina no Brasil, constituída por cerca de 60.000 imigrantes e refugiados e seus descendentes.

A FEPAL reúne e congrega as associações e sociedades palestino-brasileiras espalhadas por mais de cem cidades brasileiras, em praticamente todos os estados da nação, mais o Distrito Federal.

Através de seus canais de comunicação e atividades, a FEPAL procura também levar à população brasileira informações sobre as injustiças cometidas contra o povo palestino, além de análises geopolíticas justas e bem fundamentadas sobre os conflitos, que muitas vezes não encontram espaço na imprensa tradicional brasileira.

A entidade defende o reconhecimento de um Estado Palestino soberano e independente, com Jerusalém sua capital; o direito de retorno dos refugiados às suas terras; e condena a ocupação ilegal dos territórios palestinos e os bloqueios militares e econômicos impostos por Israel desde a sua autoproclamação, em 1948.

A Federação Árabe Palestina do Brasil – FEPAL está aberta ao diálogo com todos aqueles – representantes da sociedade civil, políticos de todas as vertentes, formadores de opinião, acadêmicos etc. – que queiram contribuir para um mundo mais justo e igualitário.

Confira a entrevista na íntegra.

 

 

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

27 minutos ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

1 hora ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

10 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

15 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

16 horas ago

This website uses cookies.