Foto: Valério Weege/Acústica FM
O fenômeno climático El niño, causador de intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2023 e deste ano com grandes enchentes está se despedindo. A condição climática vai levar um tempo para ser alterada, mas o fenômeno encerrará sua atuação, segundo a MetSul Meteorologia.
O El Niño ocasionou meses de chuvas acima da média no Estado com grandes enchentes em setembro, novembro e agora em maio. O fenômeno costuma causar chuva extrema e inundações no território gaúcho nos meses de primavera do ano do seu início e no outono do ano seguinte.
De acordo com a MetSul, a tendência é que no restante deste mês de maio e no decorrer de junho, as águas superficiais do Ocenao Pacífico Equatorial se resfriem mais com instalação de um quadro de neutralidade (sem El Niño ou La Niña) de curta duração na transição para um evento de La Niña.
A equipe de meteorologia destaca que não se antecipa La Niña antes do fim do outono climático (março a maio), mas no decorrer do inverno a La Niña deve ser declarada pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, possivelmente entre os meses de julho e agosto.
Conforme a mais recente estimativa do Centro de Previsão Climática (CPC) da NOAA, para este trimestre de maio a julho, as probabilidades são de 2% de El Niño, 87% de neutralidade e 11% de La Niña. Ou seja, no curto prazo a tendência é de uma fase neutra no Pacífico. Para o trimestre de inverno de junho a agosto, 1% de probabilidade de El Niño, 39% neutro e 60% de La Niña.
No trimestre de julho a setembro, 1% de El Niño, 30% de neutralidade e 69% de La Niña. No trimestre agosto a outubro, 1% de El Niño, 22% de neutralidade e 77% de La Niña. No trimestre de primavera, entre setembro e novembro, 1% de El Niño, 16% de neutro e 83% de La Niña.
Fonte: MetSul Meteorologia
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
This website uses cookies.