Adriane de Oliveira é eleita a primeira presidente mulher da Famurs. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em uma noite histórica para o municipalismo gaúcho, Adriane de Oliveira, prefeita de Nonoai, foi eleita a primeira mulher presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A eleição, realizada nesta sexta-feira (11), consagrou Adriane como a nova líder da entidade, sucedendo Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul.
O resultado da eleição foi divulgado às 22h55, marcando um momento de celebração e reconhecimento para a trajetória de Adriane de Oliveira. Conhecida por sua atuação municipalista e forte liderança, Adriane construiu uma sólida relação com prefeitos de todo o estado desde 2019, quando iniciou sua participação na Famurs durante a gestão do então presidente Dudu Freire, prefeito de Palmeira das Missões:
“É uma honra e uma grande responsabilidade assumir a presidência da Famurs”, declarou Adriane após a eleição. “Vamos trabalhar incansavelmente para representar os interesses dos 497 municípios gaúchos, buscando soluções inovadoras e fortalecendo o municipalismo em nosso estado.”
A eleição de Adriane de Oliveira representa um marco importante para a Famurs, quebrando barreiras e abrindo caminho para uma maior representatividade feminina na política municipalista. A nova presidente assume o cargo com o compromisso de promover uma gestão participativa e transparente, priorizando o diálogo e a busca por consensos.
Além de Adriane de Oliveira, outros prefeitos também colocaram seus nomes à disposição da Famurs, fortalecendo o processo democrático da entidade. São eles Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul), Marcos Corso (Três de Maio) e Shamberlaen (Cambará do Sul).
A posse da nova presidente da Famurs está prevista para os próximos dias. A expectativa é de que Adriane de Oliveira lidere a entidade com competência e dedicação, impulsionando o desenvolvimento dos municípios gaúchos e promovendo um futuro mais próspero para o Rio Grande do Sul.
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) é a Casa dos Municípios. Composta por 29 Associações Regionais, a entidade representa todas as 497 cidades gaúchas – reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.
O fortalecimento do municipalismo conduz a atuação da Federação. Por isso, seu papel institucional é garantir a representatividade dos agentes locais. Combatendo a centralização de poder e de recursos na União e no Estado, a Famurs defende a revisão do pacto federativo, as reformas política e tributária e uma série de bandeiras de interesse das comunidades locais – e, portanto, da população.
A discussão dos assuntos que dizem respeito aos municípios ocorre nas Assembleias Gerais, momento em que todas as associações se reúnem, apresentam demandas e alinham decisões. Em casos onde a pauta apresenta temas polêmicos ou de grande relevância, são convocados para o encontro todos os prefeitos do Estado.
O assessoramento e a qualificação dos gestores também fazem parte do trabalho da entidade. Problemas e soluções do cotidiano da administração pública são discutidos na Federação. E essas melhorias são sentidas na vida dos cidadãos – que moram, trabalham e vivem em suas comunidades.
Confira aqui a lista completa com todos os nomes
Um dos policiais ficou ferido por atropelamento
Calendário de pagamento segue mês de nascimento
Planície Costeira Externa lidera a colheita com 87,14% já colhidos
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Ação liderada pelo MP-RS constatou irregularidades como temperatura inadequada, más condições de higiene e produtos…
This website uses cookies.