Categories: EconomiaNotícias

AeroCITI: novo aeroporto em Guaíba será alternativa estratégica para o Rio Grande do Sul

O Palácio Piratini foi palco, nesta segunda-feira (31), de um evento que marca um novo ciclo para a aviação no Rio Grande do Sul. O governo estadual e a Aeromot oficializaram a concessão da área que abrigará o AeroCITI – Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação. Na cerimônia, também foi entregue a licença de instalação pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), documento que autoriza o início de obras. O projeto prevê a construção de um novo aeroporto em Guaíba, posicionado como alternativa estratégica ao Aeroporto Salgado Filho, além de um hub industrial e tecnológico para o setor aeronáutico.

A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de empresários, representantes de grandes empresas globais, do CEO da Aeromot, Guilherme Cunha, deputados, prefeitos da região metropolitana. O CEO da Diamond Aircraft,  Kevin Sheng, fabricante austro-canadense que terá sua nova linha de montagem instalada pela Aeromot no Brasil, também esteve presente, reforçando a relevância internacional do projeto:

Publicidade

“Reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e social e a sustentabilidade. O AeroCITI representa um passo importante para o Rio Grande do Sul, consolidando o Estado como protagonista na indústria aeronáutica nacional. O novo aeroporto, aliado à indústria nacional, abre caminho para um futuro de inovação, crescimento econômico e fortalecimento da infraestrutura logística do Estado”, afirmou o CEO da Aeromot.

Alternativa ao Aeroporto Salgado Filho e infraestrutura reforçada

O AeroCITI nasce com um papel estratégico para a logística aérea do Estado. Sua pista de 1.800 metros será projetada para suportar aeronaves de grande porte, incluindo modelos Boeing e Airbus operados no Brasil. Apesar do potencial do AeroCITI para servir como aeroporto de contingência, o projeto tem como foco principal ser um complexo industrial com pista privada.

O projeto está localizado numa ampla área na cidade de Guaíba, às margens da BR 116, na divisa do Arroio do Conde. Agora, a região ganha uma nova perspectiva econômica, com investimentos voltados à aviação e inovação tecnológica. O governador Eduardo Leite ressaltou o impacto positivo dessa transformação. “O AeroCITI representa um novo ciclo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, aproveitando um espaço estratégico para gerar empregos, atrair investimentos e fortalecer nossa posição no setor de tecnologia e infraestrutura”, afirmou.

O compromisso com a sustentabilidade também é um dos diferenciais do empreendimento. O AeroCITI terá um conceito de Aerotrópole Sustentável desde sua concepção, reduzindo significativamente a pegada de carbono da aviação no Estado. “Estamos criando um novo modelo de desenvolvimento para o setor, um hub que integra eficiência econômica e responsabilidade ambiental”, reforçou o CEO da Aeromot.

Atração de empresas e expansão do setor aeronáutico

Além do impacto na infraestrutura aeroportuária, o AeroCITI irá transformar o Rio Grande do Sul em um polo industrial aeronáutico. A parceria com a Diamond Aircraft, para a implantação da linha de montagem no local, impulsiona a cadeia produtiva local e atrai novos parceiros globais, referência no setor. “Estamos trazendo efetivamente uma fábrica de aeronaves, líder mundial nesta categoria, que vai fortalecer o arranjo produtivo local e atrair novos investimentos”, afirmou Cunha.

Sobre o AeroCITI

Localizado em Guaíba (RS), o AeroCITI é um complexo industrial aeronáutico concebido com os princípios de uma Aerotrópole Sustentável. O projeto prevê a integração de uma fábrica de aeronaves, um hub de inovação, centros de logística e manutenção, além de infraestrutura aeroportuária com função regional e alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A iniciativa representa um passo estratégico para impulsionar a indústria aeronáutica brasileira, fomentar a economia local e atrair investimentos de alto valor agregado. A primeira fase do projeto prevê um investimento de R$ 200 milhões, com um montante total estimado em R$ 3 bilhões ao longo das fases subsequentes, gerando cerca de 1.500 empregos.

Sobre o Aeromot

A Aeromot é uma empresa de tecnologia aeronáutica e estratégica de defesa, com mais de 57 anos de inovação e excelência na aviação brasileira. Especializada em soluções customizadas para os segmentos militar, de segurança pública e civil, a empresa é líder no fornecimento de aeronaves multimissão, integração de sistemas, desenvolvimento de projetos e fabricação de peças, além de oferecer serviços de manutenção aeronáutica. Como distribuidora exclusiva e centro de serviços autorizado da Diamond Aircraft Industries, a Aeromot está implementando a produção nacional da aeronave DA62, reforçando o compromisso com a evolução do setor aeroespacial.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Amaral Ferrador decreta situação de emergência devido à estiagem prolongada

Falta de chuva afetou o abastecimento de água, comprometendo tanto o consumo animal quanto humano

3 minutos ago

Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré convida para reunião de criação do Núcleo de Criadores de Ovinos

A organização solicita a gentileza de confirmar a presença pelo WhatsApp

29 minutos ago

Ex-presidente do hospital de Camaquã divulga balanço da gestão

Otávio Morais esteve à frente do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) por dois anos

56 minutos ago

Camaquã realiza Prêmio Municipal de Inovação

Em entrevista, secretário Clayton Dworzecki detalhou iniciativas para o desenvolvimento econômico do município

2 horas ago

Horóscopo para quinta-feira, dia 02 de abril de 2025

Concentre-se em ser a melhor versão de si mesmo

5 horas ago

Mais de 60 vagas de emprego em Camaquã: encontre a sua oportunidade nesta quarta-feira (02)

Saiba como se candidatar para as oportunidades da Agência Sine FGTAS

5 horas ago

This website uses cookies.