Categories: Agro

Afubra integra campanha sobre qualidade de sementes e calendário de plantio

Os membros do Grupo de Trabalho (GT) Qualidade e Inovação, do Fórum Nacional da Integração (Foniagro) da Cadeira Produtiva do Tabaco, nos últimos meses, vem debatendo a necessidade de alterações no calendário de plantio e também da utilização de sementes certificadas. Com o planejamento da safra 2025/2026 em andamento, uma campanha de conscientização inicia e leva ao produtor de tabaco alterações no calendário e orientação quanto ao uso de sementes. Participam do GT, representantes das entidades representativas dos fumicultores e do SindiTabaco e empresas associadas.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Sobre o calendário de plantio, a definição é de que será de 01 de maio até 30 de novembro; as janelas de transplante variam de acordo com a região e o tipo de tabaco. “Foram amplas as discussões sobre a necessidade de cumprir com um calendário de plantio, pois, cada vez mais, a plantação de tabaco fora da época tem se intensificado. O intuito com essa campanha de observar esse calendário de plantio é evitar a proliferação de pragas e doenças que prejudicam a qualidade do tabaco e também o solo”, explica o presidente da Afubra, Marcilio Drescher.

Drecher também reforça a necessidade de o produtor ficar atento às sementes que utiliza para a implantação de sua lavoura de tabaco. “O uso de sementes qualificadas e certificadas é de fundamental importância para a qualidade do tabaco cultivado e, também, para a proteção do solo das lavouras”, destaca o presidente, ao lembrar que a qualidade do tabaco brasileiro é o que faz o país ser líder em exportação. “Quanto melhor ser a qualidade do tabaco por nós produzido, mais temos como exigir um preço justo pelo nosso produto”.

Saiba mais sobre o Foniagro

Em 2016, foi instituído o regimento do Foniagro (Fórum Nacional de Integração do Tabaco), aprovado de acordo com a Lei 13.288/2016 (Lei da Integração). O Foniagro é composto pelas entidades representativas dos produtores integrados e das empresas integradoras, com mesmo número de representantes de cada lado. Fazem parte do Foniagro do Tabaco, a Afubra, as Federações da Agricultura e dos Trabalhadores da Agricultura dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (pelo lado dos produtores) e SindiTabaco e suas associadas (pelo lado das indústrias). Tem por objetivo trazer segurança jurídica aos produtores e empresas que fazem parte do Sistema Integrado de Produção, estabelecendo os direitos e obrigações das partes. O Foniagro tem as seguintes competências: estabelecer as diretrizes e objetivos gerais do Sistema de Integração; formar e repassar para as Cadecs (Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração) a metodologia para o cálculo do valor de referência a ser pago ao produtor integrado; elaborar e atualizar os coeficientes técnicos que servem de subsídio para a realização dos custos de produção; criar grupos de trabalho para auxiliar nas atividades do Foniagro.

Texto: Jorn. Luciana Jost Radtke
Foto: Arquivo/Afubra

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Prefeitura de Camaquã recebe nova ambulância

Veículo visa melhorar a capacidade de atendimento de urgência e emergência na cidade

16 minutos ago

Morte de cão por picada de aranha alerta para cuidados com animais peçonhentos

Confira dicas para evitar acidentes com aranhas

34 minutos ago

Último dia para empresas de Camaquã aderirem ao acordo de abertura no domingo (13)

Funcionamento está permitido após um acordo entre o Sindilojas Costa Doce e o Sindicato dos…

2 horas ago

Acidente de trânsito é registrado no bairro Maria da Graça em Camaquã

Colisão envolveu dois veículos de passeio

3 horas ago

Supermercados de Camaquã estão entre os maiores do Estado, segundo o Ranking Agas

Grupo Roxo e Hípico Supermercado estão entre os 100 maiores do Rio Grande do Sul

4 horas ago

Vélez Camaquã abre inscrições para peneira da equipe Sub-20

Os interessados devem realizar a inscrição através de um formulário online; acesse o link na…

5 horas ago

This website uses cookies.