A falta de chuva já fez com que 14 cidades decretassem situação de emergência no Rio Grande do Sul. Os prejuízos são estimados em R$ 250 milhões, conforme a Defesa Civil. A situação fez com que agricultores da cidade de Cristal buscassem na fé uma saída para a seca.
Na noite de quarta-feira (14) eles se reuniram na praça da cidade de 7 mil habitantes para rezar pedindo a mesma coisa: chuva.
“É o momento da cidade parar e se sensibilizar com aqueles que estão sofrendo com a seca, e também estar buscando Deus, a direção dele, não só conforto, mas também orientação para esse momento”, afirmava o pastor Renato Reinheimer.
A seca já afeta a produção agrícola desde novembro do ano passado, quando foram registradas as últimas chuvas.
No mês de janeiro, por exemplo, a chuva gerou acumulado de 27 milímetros, valor bem abaixo da média histórica de 130 mm que é a prevista para o mês.
Poços artesianos foram abertos de forma emergencial para abastecer as famílias, e também para os animais. Mas a solução não atende os problemas nas lavouras, que se perdem com a falta de chuva.
O agricultor Wilson Antunes produz soja, uma da culturas mais afetadas pela estiagem. Mesmo apelando para a fé, ele já sabe que a produtividade desde ano está comprometida.
“Se continuar assim, e não tiver mais chuva, talvez 50%, 60% é o que a gente conseguiria colher, mas vai depender do tempo daqui para frente”, afirma Antunes.
A falta de chuva faz com que plantas, que deveriam estar com um metro de altura, não cheguem nem perto disso.
A cidade de Cristal foi a primeira a decretar situação de emergência. As perdas na localidade chegam a R$ 30 milhões, e nem a chuva registrada no final de semana mudou o cenário.
Outros 13 municípios também emitiram o decreto de situação de emergência, ou estão com com a documentação sob análise. São eles:
Amaral Ferrador
Morro Redondo
Pedras Altas
Canguçu
Arroio Do Padre
Turuçu
Cerrito
Camaquã
Herval
Chuvisca
Piratini
Pinheiro Machado
São Lourenço Do Sul
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.