Um fenômeno que vem sendo observado há muito tempo nas praias da região, está podendo ser visto novamente na Lagoa dos Patos. Assim como em anos anteriores a Praia de Tapes passa a apresentar coloração esverdeada da água.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui
O Câmpus de Tapes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), divulgou um alerta através das redes sociais nesta terça-feira (09) sobre o assunto. O comunicado trata sobre a floração de cianobactéria, que permanece na superfície da água.
Foram coletadas amostras entre os dias 07 e 08 de março, por onde foi possível realizar a análise e comprovação. O trabalho faz parte de um projeto de Pesquisa da UERGS/Tapes.
“As microalgas e cianobactérias são naturais no ambiente, mas podem se reproduzir aceleradamente, o que chamamos de florações, em condições de altas temperaturas associado a atividades humanas que enriquecem as águas devido a descargas de esgotos domésticos industriais e fertilizantes da agropecuária”, disse o comunicado que esclarece sobre os fatores que colaboram para a proliferação no meio ambiente.
O alerta também traz destaque para os riscos para banhistas. “As toxinas liberadas pelas cianobactérias podem causar sintomas gastrointestinais e hepáticos em humanos, como diarreia, vômito, indisposição, dor abdominal, irritação na pele”, diz a instituição.
Espaço promete ampla programação durante a feira
Daniel Andreotti e o diretor Otemar dos Santos falam sobre desafios e oportunidades na Costa…
Eventos ocorreram na manhã desta quinta-feira (15), na Fazenda do Bosque
Esta será a oportunidade da comunidade discutir as mudanças
Foram cumpridas 78 ordens judiciais na manhã desta quinta-feira. Armas, dinheiro, celulares e drogas foram…
Enfermeira destacou a necessidade de maior representatividade política e cobrou o cumprimento do piso nacional
This website uses cookies.