Alteração no sentido do vento pode levar óleo para a praia

A previsão de chegada de um vento Sul no Rio Grande do Sul preocupa especialistas em relação a direção que podem tomar os 2,5 mil litros de petróleo ainda na noite desta quinta-feira. Durante todo o dia, o vento Oeste manteve a mancha distante da praia, mas a mudança poderá jogar o óleo para a faixa de areia, lugar considerado de difícil recuperação.

“A imagem mostra que o vento Noroeste está atirando a mancha para o mar. No fim desta quinta-feira, deve entrar um Sul ou Sudoeste, o que é perigoso. Enquanto estiver Oeste ou Noroeste, ela irá se deslocar para o Sul e para mar aberto. Com o Sul, ela será jogada para o Norte e para a costa. No dia 8, deve ocorrer uma calmaria e depois um Nordestão. As correntes são muito fracas e não influenciam. A preocupação é o vento Sul”, explicou o professor de Oceanografia Física da FURG, Osmar Olinto Möller Júnior.

Publicidade

O oceanógrafo, com PhD em oceanografia física e metorologia, Ivan Dias Soares, do Instituto Atlantis para o Desenvolvimento da Ciência, considera o derramamento pequeno, mas que pode causar problemas graves, dependendo da direção do vento. Soares alerta que dificilmente boias de contenção ou bombas de sucção farão efeito, já que 2,5 mil litros foram parar no mar.

 

Danos à vida marinha

Segundo o oceanógrafo, se o material chegar até a beira da praia, será muito difícil recuperar a vida do local. Além da retirada ser extremamento difícil. “A quantidade é pequena e boa parte deve absorvida pelo oceano. Dependendo dos ventos, pode chegar na praia, o que poderá devastar a fauna da areia. Além disso, a recuperação é demorada”, afirmou.

Mas há graves danos mesmo se a mancha permanecer no mar, advertiu Soares: “Se ficar no mar, ficará em uma pequena camada e pode matar peixes, tartarugas e mães d’água que, posteriormente, poderão contaminar toda a cadeia alimentar”.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

5 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

5 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

6 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

7 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

7 horas ago

ACIC realiza edição especial da Reunião Almoço na ExpoCamaquã

Evento conta com o tema: CMPC e Região da Costa Doce, desafios e oportunidades

7 horas ago

This website uses cookies.