Categories: Notícias

Alunos da Escola Quinze de Novembro retornam as aulas com problemas no transporte escolar

Os alunos da Escola Estadual Quinze de Novembro retornam as aulas na próxima segunda-feira (09), com dificuldades no transporte escolar. Em entrevista ao programa Esquina Democrática, a diretora de Escola Quinze de Novembro, Andréa Martins, destacou os problemas de deslocamento paro os jovens de ensino integral.

Conforme a diretora, com a introdução do ensino médio integral, ocorreu um aumento na demanda de transporte escolar. Ela destacou para o comunicador Oberti Martins, que após a troca de prédio e a ampliação da carga horária é necessária uma linha de apoio para os alunos do turno diurno que residem em áreas isoladas.

Publicidade

O município assinou um convênio com o Governo do Estado, onde tem a responsabilidade de realizar o transporte de alunos da Escola Quinze de Novembro. Mas o executivo argumenta que o recurso recebido não é suficiente para uma nova linha escolar, segundo a gestora.

O programa recebeu o professor César Diniz, representando a 12ª Coordenadoria Regional de Educação. O gestor destacou como ocorre o cálculo referente ao recurso disponível para o transporte escolar:

“Se a prefeitura acha que o valor não é suficiente, nós temos que sentar e conversar. Já tivemos quatro reuniões com o município, eles apontam a necessidade de aumento de verba. O Estado está de portas abertas para negociação, é priori

dade atender os alunos de forma igual”, afirma Diniz.

 

 

Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar

 

O governo estadual promove viabilidade do transporte escolar através da Secretaria de Estado da Educação, com o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE). Esta ferramenta prevê o acesso e permanência de alunos matriculados na educação básica da rede pública estadual, residentes no meio rural.

 

 

O PEATE foi criado pela  Lei Nº 12 882, de 03 de janeiro de 2008 Institui o PEATE RS (.pdf 120,06 KBytes) , de 03 de janeiro de 2008, regulamentada pelo  Decreto nº 54.458 (.pdf 145,09 KBytes) de 28 de dezembro de 2018, fortalece a política instituída.

O controle, e o acompanhamento quanto ao repasse, sua efetiva aplicação dos recursos, inclusive a reprogramação de saldos financeiros remanescentes provenientes das receitas obtidas das aplicações financeiras, é acompanhada pelos gestores da Secretaria da Educação do Estado e do Município, mediante a utilização do Software de Gestão do Transporte Escolar.

Confira a entrevista com a diretora da Escola Estadual Quinze de Novembro,  Andréa Martins e com o administrador, César Diniz

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

41 minutos ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

2 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

4 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

4 horas ago

Atraso no IPVA: entenda os riscos e prejuízos para o motorista

Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…

5 horas ago

This website uses cookies.