Estudantes do Colégio Cônego Luiz Walter Hanquet recebem palestra do DNIT em Camaquã

Inspirado pelo propósito que resultou na criação do vídeo documentário “Costa Doce Gaúcha – BR-116/RS: Mais que um caminho, um destino!”, outros municípios têm recebido ações educativas de fomento ao turismo sustentável, desenvolvidas pela equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da rodovia, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Instituições de ensino de Camaquã e Pelotas participam das palestras e oficinas durante o mês de agosto.

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Turmas de Ensino Fundamental II, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Instituto Estadual de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet, em Camaquã, conheceram o processo de licenciamento de um projeto de grande porte, como é o da duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas), e os programas ambientais realizados. Eles abrangem, além de outros objetivos, o respeito e a valorização das comunidades locais. Nesse contexto, os estudantes puderam compreender mais sobre a conexão da rodovia e os impactos positivos para o turismo na região.

Já em Pelotas, o educador ambiental Cauê Canabarro esteve presente na 29ª edição do “Café com Turismo”, onde apresentou o trabalho executado nas obras da BR-116/RS. O evento mensal é promovido pelo curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é voltado a professores, alunos e profissionais da área, além de ser aberto à comunidade interessada. O objetivo é incentivar a troca de ideias, experiências e desafios relacionados ao tema, ampliando saberes e aliando a teoria acadêmica à prática.

Ainda no município, nesta quinta-feira (31), será realizado o primeiro módulo da oficina “Educomunicação e Turismo no Contexto da BR-116/RS: território, participação, natureza e cultura” no Colégio Pelotense. A iniciativa, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI) e de Educação e Desporto (SMED), tem como objetivo estimular o protagonismo comunitário na expansão dos potenciais turísticos locais, utilizando ferramentas do audiovisual como instrumento pedagógico.

Proposta – O projeto é composto por quatro etapas. A primeira envolve a contextualização sobre o assunto, assim como a definição, em conjunto com os alunos, do cronograma das atividades subsequentes e dos locais que serão visitados durante as atividades práticas. As oficinas de Educomunicação e Turismo também estão acontecendo em Tapes, no Instituto Coronel Patrício Vieira Rodrigues, e as saídas de campo do segundo módulo ocorrerão em setembro e outubro.

Daniel Nunes

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