ANTT nega novo contrato com a Ecosul. Foto: Valério Weege | Acústica FM
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) negou o pedido de prorrogação de contrato da Empresa Concessionária de Rodovias do Sul S.A. (Ecosul) para administração do polo rodoviário de Pelotas por mais 15 anos. A empresa que administra os trechos da BR-116 e da BR-392, tem data de término do contrato de concessão marcado para abril de 2026.
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A Ecosul tinha como proposta reduzir a tarifa de carros de R$ 19,60 para R$ 11,00, além de prometer executar novas obras. Esta proposta chegou a ser recebida e aprovada pelo ministro dos transportes, Renan Filho. Entre as novas obras propostas pela concessionária estava a duplicação de oito quilômetros da BR-392 e a reforma da ponte de São Gonçalo.
A Ecosul administra cinco praças de pedágio no sul do Rio Grande do Sul, sendo o mais caro das rodovias federais brasileiras. As tarifas devem passar por dois reajustes programados para ocorrer, em janeiro de 2025 e de 2026, antes do contrato finalizar.
O presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, acompanhado dos vice-presidentes Rudimar Puccinelly e Paulo Ossani, reuniram-se em Brasília/DF, nesta quarta, 23 de outubro, com o diretor geral da ANTT, Rafael Vitale. As lideranças gaúchas buscaram esclarecimentos sobre o encerramento do contrato de concessão rodoviária da Ecosul, na Zona Sul do RS.
Vitale ratificou que o Governo Federal decidiu não dar curso à proposta de repactuação (prorrogação) da atual concessionária, que termina em março de 2026. O diretor da Agência acrescentou que já estão sendo feitos estudos para uma nova licitação fundamentados na 4ª etapa de concessões. Foi informado ainda que proximamente deverão ser convocadas duas audiências públicas para conhecer as demandas dos usuários para a nova licitação.
Os esclarecimentos feitos pelo diretor geral da ANTT encerram os processos especulativos que davam conta da possibilidade de uma prorrogação do contrato da Ecosul. O novo momento desta pauta é o empenho em cumprir todas as etapas de um processo licitatório em tempo hábil para a substituição da atual concessionária.
Os dirigentes da Fetransul agradeceram a Vitale pelas informações e manifestaram o interesse do setor em participar da construção de um edital que reflita as necessidades do transporte e a logística do RS, harmonizando investimentos e adequação tarifária.
Com informações de Fetransul
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