Anvisa reforça proibição de câmaras de bronzeamento artificial. Foto: Reprodução/Wikimedia Commos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta à população sobre os perigos associados ao uso de câmaras de bronzeamento artificial que utilizam lâmpadas ultravioleta (UV). Segundo a Anvisa, esses dispositivos podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo câncer de pele, envelhecimento precoce, queimaduras, ferimentos cutâneos, cicatrizes, rugas e perda de elasticidade da pele. Além disso, a exposição à luz UV pode resultar em lesões oculares graves, como fotoqueratite, inflamação da córnea e da íris, fotoconjuntivite, catarata precoce e pterígio, uma excrescência opaca na córnea.
A Anvisa destaca que, embora os efeitos nocivos da exposição aos raios UV-B não sejam imediatamente perceptíveis, eles podem se manifestar anos depois, com o surgimento de células cancerosas e outras complicações de saúde. A preocupação com esses riscos é respaldada por relatos frequentes na mídia sobre queimaduras e lesões graves decorrentes do uso inadequado dessas câmaras.
Para proteger a saúde da população, a Anvisa publicou a Resolução RDC n. 56/2009, que proíbe a utilização e comercialização de câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos no Brasil. Essa decisão foi tomada após a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), classificar o uso dessas câmaras como cancerígeno para humanos. A proibição conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
No entanto, a Anvisa expressa preocupação com a aprovação irregular de leis em algumas Assembleias Legislativas Estaduais e Municipais, que, movidas por interesses comerciais, tentam reverter essa proibição. Essas ações contrariam a Resolução Federal da Anvisa e, por isso, a agência está se preparando para tomar as medidas legais necessárias para garantir a proteção da saúde pública.
A Anvisa reitera a importância de se evitar o uso de câmaras de bronzeamento artificial e convida a população a buscar alternativas seguras para cuidados com a pele, sempre priorizando a saúde e o bem-estar.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Após sequência de dez feminicídios no feriadão, governo do RS antecipa medidas para combate a…
Evento ocorre no Instituto Caldeira em Porto Alegre
Um tapete bonito pode transformar o ambiente, mas manter esse item limpo e cheiroso nem…
Ela trabalha em silêncio, lavando nossos pratos dia após dia, mas raramente recebe os cuidados…
Acidente ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (24)
This website uses cookies.