Aprovado projeto que viabiliza pagamento do 13º salário

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta terça-feira (19), por 51 votos a 1, o projeto de lei que permite servidores públicos do Poder Executivo receberem o pagamento do 13º salário de 2017 integralmente e em dia. Para que isso ocorra, os servidores deverão solicitar a antecipação dos valores junto à rede bancária. O governo ressarcirá o custo do empréstimo diretamente ao servidor, em sua folha de pagamento, com correção de 1,42% ao mês.

“Com a aprovação do projeto no plenário da casa, o valor integral do 13º dos servidores estará disponível nesta quarta-feira, tanto nas agências, quanto nos demais canais de atendimento”, afirma o chefe da Casa Civil, Fábio Branco.

Publicidade

A antecipação do 13º salário é facultativa. Caso o servidor opte por receber a gratificação em doze parcelas, receberá o valor a partir de janeiro, corrigido a uma taxa de 1,42% ao mês, índice superior à maioria das aplicações financeiras disponíveis no mercado.

Tire suas dúvidas

Como o servidor deverá proceder para receber o 13º salário integralmente? O servidor deverá procurar uma agência do Banrisul para efetuar a operação de antecipação. O governo irá ressarcir o custo do empréstimo diretamente ao servidor, em sua folha de pagamento, com correção de 1,42% ao mês.

Como o custo da operação será cobrado? O governo irá creditar todos os meses a correção no contracheque do servidor. O banco, por sua vez, irá debitar o valor da operação na conta-corrente do servidor.

Todos os servidores precisam ir ao banco? A antecipação é facultativa. O servidor que optar, receberá o valor do seu 13º salário em dia e sem qualquer prejuízo, já que as despesas bancárias serão custeadas pelo Estado. O servidor que optar por não fazer a operação, receberá o pagamento em 12 parcelas mensais, a serem pagas a partir de janeiro. O montante será acrescido de indenização. O percentual é de 1,42% ao mês, índice superior à maioria das aplicações financeiras disponíveis no mercado.

Quem poderá fazer o empréstimo bancário para antecipar o valor do 13º salário? Servidores ativos, inativos e pensionistas.

Quem fez portabilidade e recebe por outro banco, também terá essa possibilidade? Todos os bancos podem oferecer a antecipação. No entanto, a indenização garantida pela lei aprovada na Assembleia é de 1,42%, ao mês. O servidor que desejar, mesmo já tendo feito a portabilidade para outro banco, pode procurar o Banrisul.

A antecipação será feita somente nas agências? O Banrisul disponibilizará por todos os meios digitais. Os clientes também podem procurar suas agências.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 16 de maio – Ocorre o primeiro Oscar

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

4 horas ago

Advogado do RS suspeito de fraudes envolvendo aposentados e servidores é preso em Mato Grosso do Sul

Daniel Fernando Nardon estava foragido do e foi detido nesta quinta-feira no município de Dourados…

9 horas ago

CMPC impulsiona economia gaúcha com fábrica bilionária em Barra do Ribeiro

Em entrevista, o consultor de Relações Institucionais da CMPC Brasil, Daniel Andriotti, detalhou o projeto…

9 horas ago

Polícia Civil indicia advogado por suspeita de ter movido 8 ações após morte de cliente

Daniel Nardon foi intimado pela Justiça e disse que não tinha conhecimento da morte do…

10 horas ago

CEEE Equatorial informa desligamento para renovação da rede elétrica em Camaquã

Desligamento está programado para ocorrer neste sábado (17), no interior do município

11 horas ago

Dom Feliciano celebra cultura polonesa na 2ª edição da PolskaFest

Evento, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, contará com entrada gratuita e…

11 horas ago

This website uses cookies.