Categories: Geral

Aprovado regulamento sobre Bloqueador de Sinais de Radiocomunicações

Conselho Diretor da Anatel aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (02), um novo Regulamento sobre Bloqueador de Sinais de Radiocomunicações (BSR), que substitui a atual regulamentação aprovada pela Resolução nº 308, de 11 de setembro de 2002. O BSR é um equipamento que restringe o emprego de radiofrequências.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

O uso não controlado de BSR pode trazer graves prejuízos aos usuários de serviços de radiocomunicações. Por isso, seu emprego é vedado, salvo em poucos casos excepcionais, bem delimitados. Assim, a regulamentação estabelece critérios e procedimentos, com objetivo restringir ao máximo o emprego de BSR, buscando evitar interferências indesejadas.

A regulamentação atual restringe o emprego de BSR a estabelecimentos penitenciários, dentro dos limites de uma mesma edificação ou propriedade. Tal restrição tem sido considerada excessiva, em razão da evolução tecnológica e da atual diversidade dos sistemas de radiocomunicações.

Atualmente, o uso de BSR pode ser indispensável, entre outros, na contenção de drones, em grandes eventos esportivos, visitas de delegações estrangeiras e na proteção de sistemas críticos, marítimos ou aeronáuticos, baseados em Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS).

Com o novo Regulamento, o BSR passa ser permitido por parte de um número limitado de órgãos e entidades (Presidência da República, Gabinete de Segurança Institucional, Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Relações Exteriores, Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência, órgãos de segurança pública e órgãos da administração penitenciária), rigorosamente restrito a regiões geográficas específicas, expressamente designados.

A competência da Anatel para tratar de áreas de bloqueio e potenciais usuários de BSR se justifica pelo art. 21, inciso XI, da Constituição Federal e pelos arts. 1º, 19, incisos IV, VIII e X, 157 e 160 da Lei nº 9.472, de 1997 (Lei Geral de Telecomunicações – LGT). Os BSR somente podem ser usados em estabelecimentos penitenciários, portos e a aeroportos, áreas de segurança pública ou militares e locais temporários de interesse de órgãos de segurança pública, de defesa nacional e de delegações estrangeiras.

Todas as 95 contribuições recebidas na Consulta Pública nº 60, de 2021, foram devidamente apreciadas. Levaram-se também em conta os paradigmas de outros países, não apenas quanto ao uso de BSR, mas também com relação a aspectos de fabricação, venda, exportação, compra e posse.

O novo Regulamento logo estará disponível na página da Anatel.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Guaíba promove lançamento da 4ª Olifeira e recebe Assembleia Geral da GRANPAL

Eventos ocorreram na manhã desta quinta-feira (15), na Fazenda do Bosque

59 segundos ago

Camaquã promove audiência pública sobre novo Plano Diretor

Esta será a oportunidade da comunidade discutir as mudanças

32 minutos ago

Polícia prende 20 pessoas em operação contra tráfico de drogas na Fronteira Oeste

Foram cumpridas 78 ordens judiciais na manhã desta quinta-feira. Armas, dinheiro, celulares e drogas foram…

33 minutos ago

Fábia Richter discursa no Congresso Federal em solenidade pelo Mês da Enfermagem

Enfermeira destacou a necessidade de maior representatividade política e cobrou o cumprimento do piso nacional

2 horas ago

Em rodada de negócios, sete franquias buscarão investidores durante a FBV

Interessados em se tornar franqueados devem se inscrever até 20/05 no Portal de Negócios do…

2 horas ago

Grêmio intensifica busca por goleiro em meio a incertezas

Deslizes de Volpi e possível saída de Grando acendem alerta no clube

2 horas ago

This website uses cookies.