No I Seminário Estadual da Erva Mate, realizado na última sexta-feira (17) na Univates em Lajeado, estiveram presentes vários pesquisadores e professores da área.
Entre os presentes, destacam-se o coordenador de Política Agrícola da Secretaria da Agricultura e também professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria, Dílson Bisognin, além do engenheiro agrônomo Ilvandro Ferreira de Melo da Emater/Passo Fundo.
O professor Dilson apresentou o projeto do Núcleo de Propagação Vegetativa de Plantas realizado na UFSM, abordando especificamente da erva mate. Para Bisognin, é preciso um avanço no sentido de identificar as tecnologias disponíveis na academia para serem utilizadas na prática, “Para que os produtores possam aproveitar os conhecimentos teóricos adquiridos por pesquisas é preciso validar esses conhecimentos através de incentivo às pesquisas acadêmicas” conclui Bisognin.
Já a Emater apresentou um panorama na erva mate, levando em consideração aspectos culturais, econômicos e sociais. Para Ilvandro esse seminário foi fundamental para a Emater como instituição de repasse de tecnologia e assistência técnica e extensão rural, pois os resultados encontrados pela pesquisa são essenciais para o atendimento das necessidades dos agricultores e principalmente os produtores de erva mate. “A pesquisa tem a fundamentação de responder a necessidade criada na cadeia produtiva e também a resposta para a solução das demandas”, destaca Ilvandro.
Outras temáticas envolvendo a erva mate foram apresentadas, como por exemplo, Artrópodes na erva mate: histórico e perspectivas, ministrada pelo professor Noeli Juarez Ferla da Univates e trabalhos acadêmicos desenvolvidos pela Uri-Erechim apresentados pela professora Alice Teresa Valduga.
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.