Áreas de apoio são recuperadas na duplicação da BR-116

Para duplicar a BR-116/RS entre Guaíba e Pelotas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) conta com 41 áreas de apoio exclusivas às obras e que tiveram seu licenciamento ambiental realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Estes locais incluem os canteiros de obra e as jazidas de extração mineral que fornecem os materiais necessários para a construção da nova pista, como argila e brita.

Duas destas áreas já foram ambientalmente recuperadas e devolvidas aos seus proprietários com a mesma possibilidade de uso anterior ao empréstimo e outras 20 encontram-se em processo de recuperação. O maior número de áreas de apoio corresponde às jazidas de argila, 28 no total, as quais são utilizadas nas etapas de terraplenagem da rodovia.

Publicidade

Deste montante, 18 recebem atualmente algum tipo de atividade de recuperação e duas já foram entregues aos proprietários – uma em Pelotas e outra em Sentinela do Sul. Para que as condições ambientais da área sejam reestabelecidas, as construtoras executam ações como a reconformação topográfica do terreno, a restituição do perfil do solo e a sua revegetação. Esta última é executada através de técnicas como hidrossemeadura e/ou enleivamento com placas de grama.

Durante todo o processo, fiscais do IBAMA e técnicos da Gestão Ambiental do empreendimento (STE S.A.) realizam vistorias periódicas para verificar o cumprimento dos itens expostos no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) previsto para cada jazida. O engenheiro ambiental Jackson Pilger, que supervisiona as áreas de apoio localizadas nos lotes 1 ao 4 (Guaíba a Camaquã), explica que muitas vezes é preciso recomendar ações para evitar ou minimizar impactos ambientais.

É o caso da jazida do km 364, em Sentinela do Sul (Lote 3), que está recuperada e pronta para ser devolvida ao proprietário. A consolidação ambiental desta área, mesmo após a finalização de todas as atividades previstas no PRAD, só ocorreu com a implantação de medidas como a instalação de barreiras físicas para conter o escoamento superficial, evitando a formação de processos erosivos, e a instalação de barreira de siltagem visando à contenção de solo.

Pilger destaca ainda que cada área tem a sua especificidade em razão do uso final previsto. Na jazida do km 341 (Lote 2), em Barra do Ribeiro, por exemplo, o uso futuro da área será a pecuária. Para tanto, a revegetação está ocorrendo por meio de semeadura convencional e de hidrossemeadura, sendo realizado o plantio em ciclos de verão e inverno. Além disso, as espécies herbáceas escolhidas têm capacidade de fixar os nutrientes no solo, alcançando um alto grau de restauração ambiental, explica o supervisor.

Canteiros de obra e pedreiras Dos sete canteiros de obras licenciados pelo IBAMA para a duplicação da BR-116/RS, cinco estão em operação e dois encontram-se em recuperação ambiental. Sendo estes últimos as áreas de apoio dos Lotes 8 (km 482, em São Lourenço do Sul) e 9 (km 499, em Pelotas), as quais estão em processo de desmobilização com a remoção das estruturas e recuperação das áreas. As seis pedreiras, por sua vez, permanecem em operação.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Confira a programação deste sábado (17) na ExpoCamaquã 2025

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

28 minutos ago

Defesa de advogado suspeito de processos fraudulentos contra instituições financeiras vai pedir liberdade provisória do cliente

Nessa quinta-feira, ele foi preso  em Dourados, em Mato Grosso do Sul. Daniel Nardon chegou…

44 minutos ago

Camaquã conta ônibus gratuito para a ExpoCamaquã 2025 no domingo (18)

Confira os horários e as rotas disponibilizadas para o evento

1 hora ago

Cerimônia de entrega do Prêmio Municipal de Inovação 2025 acontece na ExpoCamaquã 2025

Confira os agraciados na noite desta sexta-feira (16), na Arena Acic

2 horas ago

Rádio Acústica FM recebe Prêmio Municipal de Inovação 2025

A emissora foi vencedora na categoria Destaque Inovação com o Seminário Desafio Novos Gestores

2 horas ago

Prefeitura de Camaquã convoca professores do processo seletivo da educação de 2025

Os candidatos tem dois dias úteis para comparecer na Secretaria Municipal da Educação e Desporto

3 horas ago

This website uses cookies.