A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 40/2016, de autoria do deputado estadual Zé Nunes (PT), que institui a Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo no RS. A proposta é que a semana seja compatibilizada com o Dia de Respeito aos Ciclistas, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Zé Nunes defende que o planejamento viário inclua este meio de transporte, como já ocorre na Holanda. “Com a criação do Ministério das Cidades nos governos Lula e Dilma, tivemos vários programas e recursos para financiar ciclovias, e preparar as cidades para o modal cicloviário. No RS, precisamos avançar, proporcionando a locomoção das pessoas com meios que diversifiquem os existentes e com segurança. A pandemia está nos mostrando a importância deste meio de transporte como alternativa”, explicou.
Conforme o proponente, a ideia é que neste período, sejam promovidos debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública. “Além disso, queremos incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, bem como sensibilizar a sociedade dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo. Esperamos contribuir para dar visibilidade a este importante tema, que na nossa visão não é menor, pelo contrário, é estratégico. A sustentabilidade das cidades passa por ampliar ciclovias e incentivar o uso da bicicleta. Para isso, o Estado, nos seus entes, deve planejar, investir e orientar o desenvolvimento”, defendeu Zé Nunes.
Quando prefeito de São Lourenço do Sul, Zé Nunes, em 2005, Zé Nunes inaugurou a Ciclovia do Trabalhador, na Av. Nonô Centeno, uma obra que teve grande impacto para o município. Em 2012, após a enxurrada, o parlamentar inaugurou nova ciclovia, dessa vez na Praia da Barrinha, fundamental para o resgate da autoestima da comunidade.
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.