Categories: Rio Grande do Sul

Assembleia de Verão 2025: confira a programação completa

A edição deste ano do maior evento municipalista do litoral gaúcho está chegando. Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, a Famurs vai receber os gestores para a Assembleia de Verão 2025, na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá. O encontro, que tem como teAssembleia de Verão 2025ma “Juntos para reconstruir, somando forças para superar”, vem para reforçar que o Rio Grande do Sul tem força para superar os desafios e retomar o desenvolvimento do estado.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

O evento irá reunir gestores municipais de todo o RS, governos do Estado e federal, autoridades e parceiros para tratar de temas que impulsionam os municípios e as regionais. A programação começa oficialmente na quinta-feia (20/02), mas para melhor receber os participantes do evento, o credenciamento inicia na quarta-feira (19/02), das 18h às 20h. Os debates e conversas estão previstos para encerra na sexta-feira (21/02), às 11h30.

As inscrições para o evento estão abertas, são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas em bit.ly/AGV-2025. A programação completa está disponível no mesmo link.

A Assembleia de Verão 2025 recebe o patrocínio master de Banrisul, Secretaria de Turismo do RS (Setur) e Caixa, e o patrocínio de Corsan, Serpro, 1Doc, Badesul, BRDE, GovBR, Aprende Brasil, Crea-RS, CSG, Kunzler e Shantui, Gestão, XCMG e GRA, No Paper Clound, Priori e LiuGong, Monteiro e Monteiro, A Página, Recicle Bem, Moinhos de Vento, GlobalGov, Somos, Delta, Editora do Brasil, Portal de Compras Públicas, Geap, Lux, Delta, Kodefy, MasperTV, Banco do Brasil. O evento também recebe apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Planalto, Emater e Sorvelândia.

Programação de quinta-feira (20)

A manhã de quinta-feira está reservada para abertura oficial da Assembleia de Verão. Às 8h está marcado o início da Feira dos Expositores, espaço que contará com a presença de mais de 40  empresas, atuando nas mais diversas áreas e serviços voltados ao setor público.

Às 9h, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, apresentará o primeiro painel para abordar o andamento de pautas do movimento municipalista. Na sequência, acontece o ato de abertura.

Após o intervalo de almoço, a programação retorna com o painel sobre regularização fundiária e apresentação do Projeto Terra. Após, representantes da Caixa irão falar sobre habitação, o programa Minha Casa, Minha Vida e financiamentos para as prefeituras. Às 15h, o painel abordará as oportunidades em transformações enérgicas e às 15h20, o tema será o novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Durante a tarde, a programação também reserva um encontro com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), trazendo pontos do que não fazer nas administrações municipais, e com a Defesa Civil federal e estadual, para discutir resiliência e exemplos estruturais para grandes, médios e pequenos municípios, bem como a captação de recursos pelo S2iD.

A programação do dia encerra com o painel sobre irrigação, destacando o programa estadual de incentivo, financiamento, adesão ao Susaf e prazos de implementação da agroindústria. À noite, prefeitos e prefeitas serão recepcionados no tradicional jantar promovido pela Famurs.

Programação de sexta-feira (21)

A manhã vai começar às 9h, com um painel sobre o plano de desenvolvimento do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo e da Invest RS, a Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Às 9h45, a Famurs lançará a ferramenta Oportuniza Municípios, que auxiliará no fomento e busca de oportunidades para os municípios gaúchos.

Já às 10h, o tema abordado no painel será a da responsabilidade dos municípios com a prevenção, diminuindo custos no cuidado da saúde. Às 10h20, o lançamento do Selo Destaque Solidário e, na sequência, um painel abordará o tratamento da diabete tipo 1 e seu monitoramento pelo sistema Freestyle Libre.

A programação da Assembleia de Verão encerra com as discussões acerca da Reforma Tributária. O painel abordará como se dará a nova arrecadação municipal; o planejamento para os próximos cinco anos; e os cuidados que os municípios devem ter para não perder arrecadação.

Eventos paralelos

Paralelamente à Assembleia de Verão, a Famurs irá promover o Encontro das Primeiras-damas e Primeiros-cavalheiros, no dia 20 de fevereiro. O encontro será realizado no Espaço Gourmet da Saba, a partir das 9h, e abordará temas como a liderança no poder público, influência na construção de um futuro melhor e estratégias para transformar a gestão pública. A programação e as inscrições para este evento estão disponíveis em bit.ly/1damasagv2025.

Também na quinta-feira, a Famurs em parceria com a Secretaria de Turismo do RS (Setur), vai promover o Encontro Estadual de Secretários e Coordenadores de Turismo do RS. O evento acontecerá das 9h às 17h30, em um espaço inédito na frente da Saba. Na oportunidade, os gestores irão discutir e moldar o futuro do turismo gaúcho, através de discussão sobre as potencialidades regionais, comercialização de destinos turísticos, promoção, posicionamento e muito mais. A programação e as inscrições para este evento estão disponíveis em bit.ly/turismo-atlantida.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Hoje na história: 30 de abril – Descoberta do elétron

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

6 horas ago

Fortral conquista reconhecimento máximo na venda de consórcios da New Holland

A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba

12 horas ago

FPA entrega proposta do Plano Safra ao governo e defende mudanças no modelo de financiamento do agro

Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…

12 horas ago

Nota de falecimento: Felipe Ovicki Burlamarque morre aos 30 anos

A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense

12 horas ago

Bilhetes prontos para presentear sua mãe com uma Samambaia cheia de memórias

Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…

12 horas ago

Lei permite o uso de tornozeleira em agressores de mulheres que estão sob medida protetiva de urgência

Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados

13 horas ago

This website uses cookies.