Assembleia gaúcha debate PL sobre Educação Domiciliar

Uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (9) de forma virtual, discutiu vertentes sobre a importância de regulamentação do ensino domiciliar. O encontro foi mediado pelo deputado estadual Fábio. Outros parlamentares e representantes de entidades como Conselho Estadual de Educação, Ministério Público e Associação Nacional de Educação Domiciliar participaram do debate.

No início da audiência, Ostermann fez uma rápida fala sobre a tramitação do Projeto de Lei (PL) 170/2019, de sua autoria, que regulamenta o homeschooling no Rio Grande do Sul.

Publicidade

“O principal objetivo da proposta é garantir a liberdade de aprender e ensinar. Infelizmente, temos Estado afora mais de mil famílias que estão submetidas a uma situação indigna de perseguição por parte de grupos que são ideologicamente opositores à ideia”, pontuou o parlamentar.

PL 170/2019

Atualmente, o PL 170/2019 aguarda parecer da deputada Sofia Cavedon que, em março deste ano, pediu para reexaminar a proposta que regulamenta o ensino domiciliar. Nesse sentido, os deputados Fábio Ostermann e Tiago Simon, cobraram a parlamentar durante a audiência pública.

“Estamos aguardando a apresentação do parecer há quase dez meses. Essa estratégia só tem o objetivo de adiar a tramitação do projeto na Assembleia”, disse Ostermann.

O homeschooling é legalizado em mais de 60 nações. Sua prática não é restrita a países ricos. Estados Unidos, Inglaterra e Dinamarca autorizaram o ensino domiciliar, assim como o fazem Nicarágua, Bolívia e México. No Brasil, a Câmara Municipal de Vitória, no Espírito Santo, aprovou neste ano um projeto de lei que autoriza o ensino domiciliar. Outras cidades como Cascavel (PR) e São Paulo também têm projetos semelhantes.

Segundo o projeto, as famílias que optarem pelo ensino doméstico deverão manter um registro atualizado das atividades pedagógicas desenvolvidas. Para comprovar o aprendizado, crianças e adolescentes educados no regime domiciliar deverão passar por avaliações periódicas aplicadas pelo sistema regular de ensino.

O deputado conversou durante a manhã de hoje com a emissora Acústica FM, onde detalhou os pontos importantes que foram debatidos no encontro. Confira:

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 16 de maio – Ocorre o primeiro Oscar

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

4 horas ago

Advogado do RS suspeito de fraudes envolvendo aposentados e servidores é preso em Mato Grosso do Sul

Daniel Fernando Nardon estava foragido do e foi detido nesta quinta-feira no município de Dourados…

9 horas ago

CMPC impulsiona economia gaúcha com fábrica bilionária em Barra do Ribeiro

Em entrevista, o consultor de Relações Institucionais da CMPC Brasil, Daniel Andriotti, detalhou o projeto…

10 horas ago

Polícia Civil indicia advogado por suspeita de ter movido 8 ações após morte de cliente

Daniel Nardon foi intimado pela Justiça e disse que não tinha conhecimento da morte do…

11 horas ago

CEEE Equatorial informa desligamento para renovação da rede elétrica em Camaquã

Desligamento está programado para ocorrer neste sábado (17), no interior do município

11 horas ago

Dom Feliciano celebra cultura polonesa na 2ª edição da PolskaFest

Evento, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, contará com entrada gratuita e…

11 horas ago

This website uses cookies.