Assembleia Legislativa aprova permanência do espanhol nas escolas

Os deputados estaduais gaúchos aprovaram, por unanimidade, a Proposta de Emenda Constitucional que mantém a obrigatoriedade do ensino da língua espanhola nas escolas gaúchas. A pauta foi submetida a votação na Assembleia Legislativa após a aprovação da Reforma do Ensino Médio, a nível nacional, que submetia o idioma à categoria eletiva.

O professor de espanhol do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Henry Daniel Lonrencena, comemorou o resultado das votações. “Para nós foi surpreendente, porque o processo caminhou bem mais rápido que a gente esperava e pela unanimidade dos deputados na votação, todos foram favoráveis à inclusão da Língua. Então ficamos muito satisfeitos com o movimento e com a certeza de que a gente conseguiu mobilizar os deputados sobre essa questão”, afirma.

Publicidade

A decisão do Governo Federal motivou, inclusive, a campanha #FicaEspanhol – que uniu professores da língua em todo o Rio Grande do Sul. Eles pediam a permanência da obrigatoriedade no ensino da língua por meio de ações na Internet – e chegaram, até mesmo, a visitarem os gabinetes da Assembleia Legislativa.

A deputada estadual Juliana Brizola, autora do PEC, atribuiu a unanimidade na votação à força da mobilização online. “Se trata de algo extremamente coerente, manter a opção de mais uma íngua estrangeira, sobretudo por ser espanhol, um língua extremamente familiar aqui para o Sul. Então eu entendo que essa vitória foi dos professores e dos alunos que se mobilizaram e atacaram o Estado.

O professor Henry Lonrencena destaca, ainda, a importância estratégica da língua espanhola para os moradores do estado gaúcho. “Eu sempre digo, não é somente a questão cultural nem só da proximidade, mas a questão estratégica, que é a necessidade de termos o espanhol aqui por questão de indústria, de turismo. É um diferencial importante na indústria gaúcha”, destaca.

A Proposta de Emenda Constitucional deve passar por uma nova votação no plenário da Casa Legislativa. A expectativa é de que a nova apreciação aconteça até o final do mês de setembro.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

1 dia ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

1 dia ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

1 dia ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

1 dia ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

1 dia ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

1 dia ago

This website uses cookies.