Assinada ordem de serviço para o início das obras de mais parques eólicos

A secretária geral de Governo, Miriam Marroni, participou nesta sexta-feira (14), em Santa Vitória do Palmar, da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras dos parques eólicos de Geribatu e Chuí, no extremo Sul do Estado. Os complexos, localizados em Santa Vitória do Palmar e Chuí, entrarão em operação no primeiro trimestre de 2014.

O evento ocorreu no escritório da Eletrosul, em Santa Vitória do Palmar. Juntamente com a FIP Rio Bravo, a Eletrobrás investirá mais de R$ 1 bilhão na implantação dos dois complexos eólicos. Geribatu, em Santa Vitória, terá 129 aerogeradores e capacidade instalada de 258MW, e será o maior da América Latina. Já o complexo Chuí, atuará com capacidade instalada de 144 MW e contará com 72 aerogeradores.

Publicidade

Para a viabilização do potencial energético dos dois complexos será a construção de 490 linhas de transmissão, de três subestações e ampliação de unidades existentes na região, de modo a viabilizar a integração da energia gerada pelos complexos aos demais sistemas. As obras estão sendo realizadas pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), em parceria com a Eletrosul.

Benefícios 
Miriam destacou que a energia alternativa levará desenvolvimento econômico para a região, visto que o empreendimento é benéfico para variados segmentos e tende a criar toda uma cadeia de empreendimentos ligados ao setor. \”Os parques eólicos trarão emprego, renda e crescimento para o extremo Sul do Estado. Este é um momento histórico para a região. Os vitorienses terão o maior parque eólico da América Latina\”, ressaltou. A secretária geral destacou também a importância do projeto para corrigir distorções econômicas e sociais provenientes das desigualdades existentes entre as diferentes regiões do Estado.

Segundo o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, os ventos na região começaram a ser analisados, há sete anos, e os resultados demonstraram as potencialidades do projeto. Custódio garantiu que a energia eólica é compatível com o principal setor produtivo da região, que é a agropecuária.

A ordem de serviço para o início das obras do parque eólico foi assinada por Miriam Marroni, em representação ao governador Tarso Genro. Também participaram da cerimônia os secretários de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, além do presidente do Irga, Cláudio Pereira.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Eldorado do Sul: idoso é liberto de condições análogas à escravidão

A residência do idoso era uma casa de madeira sem piso ou instalações sanitárias

27 minutos ago

Tornado atinge 250 casas em Erval Grande no norte do RS

Evento climático ocorreu nesta sexta-feira e deixou 40 famílias desalojadas. Conforme a Defesa Civil, os…

53 minutos ago

PRF prende traficante e apreende nove quilos de crack em Caçapava do Sul

Drogas estavam escondidas no painel de um Up em compartimento oculto com acionamento eletrônico

2 horas ago

Numismática: como negociar cédulas de 2 reais Valiosas

Saiba quais as notas mais cobiçadas pelos colecionadores

2 horas ago

Surfe: Filipe Toledo conquista título da etapa de Gold Coast

Vitória faz brasileiro ganhar cinco posições no ranking da WSL

2 horas ago

Polícia prende suspeitos de furtar lojas e supermercados em Pelotas

Trio já estava na BR-116 rumo a Porto Alegre, quando foram presos em flagrante

2 horas ago

This website uses cookies.