O Instituto Nacional do Seguro Social divulgou que foi prorrogado por mais dois meses a interrupção de bloqueios de pagamento ou suspensão de benefícios por falta de “prova de vida”. O anuncio, foi publicado através de portaria nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial da União. Com a medida, pagamentos que dependem do procedimento não serão suspensos até o fim de março, informou o INSS. A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior.
Recadastramento é anual
Os beneficiários do INSS precisam comprovar anualmente ao governo que estão vivos. Essa comprovação é presencial e pode ser feita na instituição bancária em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício, em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou na casa de aposentados e pensionistas com dificuldade de locomoção.
Caso a prova de vida não seja feita, o pagamento do benefício é bloqueado, suspenso ou encerrado. O procedimento é obrigatório e tem como principal objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos. O INSS informa também, que algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
Pelas regras, os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no Instituto.
A Feira está em sua oitava edição e é correalizada pelo Sebrae
A portulaca grandiflora, também conhecida como onze-horas, é uma planta suculenta de origem sul-americana que…
A redução na safra gaúcha de grãos é explicada, principalmente, pela queda de 25,7% na…
Durante ação, a polícia apreendeu um veículo Camaro e celulares
Os jogos educacionais têm mudado a forma como absorvemos informações e desenvolvemos habilidades.
Sinistro ocorreu na tarde desta quarta-feira (09)
This website uses cookies.