Atletas olímpicos são homenagead​os no Palácio Piratini

Atletas e treinadores gaúchos que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres foram homenageados nesta quinta-feira (16) pelo governador Tarso Genro. Fernanda Garay (vôlei), Mayra Aguiar (judô), Felipe Kitadai (judô), Maria Portela (judô), Graciele Hermann (natação), Guilherme Toldo (esgrima) e Adrian Gomes (ginástica olímpica) ganharam camisetas e almoçaram com seus familiares no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. 

Tarso agradeceu aos atletas por terem divulgado o nome do Rio Grande do Sul no exterior e afirmou que o esporte de alto rendimento cria exemplos de caráter e perseverança para os demais jovens. “Nada substitui essa participação coletiva, esse conjunto e esse esforço que todos vocês fizeram para obter um bom desempenho. Vocês são um orgulho para o nosso povo gaúcho”. 

Medalhista de ouro no voleibol feminino, Fernanda Garay teve participação decisiva na conquista. Foi dela o último ponto que garantiu o lugar mais alto do pódio para o Brasil. “É indescritível ter essa medalha no peito. Ela é a coroação de uma vida inteira de abdicação e treinamento”, ressaltou Fernanda, que presenteou o governador com uma camisa da seleção brasileira de vôlei. 

RS Olímpico 
O secretário estadual do Esporte e Lazer (SEL), Kalil Sehbe, saudou duas iniciativas do Governo do Estado para a área. Uma delas é o programa RS Olímpico, que buscará qualificar a infraestrutura e preparar atletas gaúchos para futuras competições. A segunda é a Lei de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte), aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa no final do ano passado e atualmente em fase de regulamentação na Casa Civil. 

“O RS Olímpico objetiva o desenvolvimento do esporte desde as escolas até o alto rendimento. Já o Pró-Esporte será um novo caminho para todos aqueles que acreditam no esporte como saúde, educação, integração social e qualidade de vida”, antecipou Sehbe. Segundo ele, o RS Olímpico deverá ser lançado em outubro e a previsão é de que o Pró-Esporte esteja regulamentado até o final deste ano. 

Dos 19 atletas gaúchos que participaram dos jogos de Londres, nove conquistaram medalhas. Os clubes porto-alegrenses Sogipa e Grêmio Náutico União e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) receberam R$ 300 mil do Governo do Estado como incentivo, através de convênio assinado com a Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs), entidade vinculada à Secretaria do Esporte e Lazer (SEL). 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (12)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

14 minutos ago

Abusador de crianças agredido por vizinhos segue hospitalizado

Ele também teria gravado vídeos de conteúdo sexual com as menores

26 minutos ago

Previsão do tempo: dia das mães será de tempo seco e frio

Sistema de alta pressão atmosférica reformula o cenário na região

45 minutos ago

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho

45 minutos ago

Eldorado do Sul: idoso é liberto de condições análogas à escravidão

A residência do idoso era uma casa de madeira sem piso ou instalações sanitárias

1 hora ago

Tornado atinge 250 casas em Erval Grande no norte do RS

Evento climático ocorreu nesta sexta-feira e deixou 40 famílias desalojadas. Conforme a Defesa Civil, os…

2 horas ago

This website uses cookies.