O deputado Jeferson Fernandes (PT) promove uma audiência pública para discutir cotas para negros nos concursos do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul na quarta-feira (12). A reunião ocorrerá às 9h em conjunto a Comissão de Segurança e Serviços Públicos.
No iniciou do mês, o Projeto de Lei 239/2016, que reserva vagas para negros e negras nos concursos públicos do Poder Judiciário do Estado do RS, foi aprovado. A proposta, do Poder Judiciário, tramita na Casa desde o ano de 2016 e recebeu 34 votos favoráveis e 11 votos contrários. Para a bancada petista a política de ação afirmativa se inscreve nos quadros da sociedade fraterna declarada pela Constituição Federal.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O deputado Jeferson Fernandes, que foi relator do projeto na Comissão de Segurança e Serviços Públicos, afirmou que este “visa corrigir uma injustiça histórica e disciplina que 20% das vagas deverão ter ocupação por pessoas negras”. O parlamentar lembrou da história brasileira e da abolição da escravatura, que “foi só uma legislação” para ele. “O povo negro era considerado inferior a população branca, a tal ponto que pregavam a miscigenação para deixar a população mais nobre. Uma visão racista”.
Para o líder da bancada do PT, deputado Pepe Vargas, que também foi relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, “o Brasil só recentemente começou a reparar este erro histórico em relação aos negros e negras e isso não tem nada a vez com ser de esquerda ou ser de direita. Aqui no Brasil chegou tarde, foi o último país no mundo a abolir sua escravatura. Não é só nos EUA e no Brasil que existe quotas raciais, existe também na África, na Austrália e em outros países desenvolvidos. Então quando o Brasil faz isso, está indo ao encontro a países que buscam uma igualdade de oportunidade”.
Confira aqui o cronograma de atividades na Assembleia Legislativa.
A interrupção no fornecimento de energia afetará alguns pontos do centro
Uma edição especial do programa em comemoração aos 35 anos da Lojas Afubra Camaquã
Empresa está entre as agraciadas do Troféu Costa Doce 2025
Confira como concorrer a vaga de emprego para atendente
Telefones de outros prédios públicos ainda estão passando por ajustes e instabilidades
Homem, de 41 anos, caiu da bicicleta após uma motorista abrir a porta do carro
This website uses cookies.