Auditor do SUS fala sobre ações da Secretaria Estadual da Saúde nas enchentes; Foto: Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (15), o Programa Primeira Hora recebeu auditor do SUS, Bruno Naundorf, para discutir sobre as ações feitas pela Secretaria Estadual da Saúde durante as enchentes no mês de maio no Rio Grande do Sul. Na entrevista, o diretor do Departamento de Auditoria falou sobre como as ações foram feitas para auxiliar á população afetada.
Em meio as enchentes, Naundorf explica que a secretaria teve que lidar com a dificuldade de entrega dos medicamentos à população, devido a problemas no sistema de informação. O alagamento de algumas unidades – e consequentemente a destruição dos seus computadores e materiais – e a falta de energia durante dias, foram os principais problemas para que o acesso e a entrega dos medicamentos fosse prejudicada no estado durante todo o mês.
Para contornar a situação, a equipe da secretaria criou um centro logístico em Gravataí para receber e distribuir os mais de 60 milhões de unidades doados de diversas partes do Brasil. Assim, para que os remédios pudessem chegar às pessoas e as cidades certas durante as enchentes, a secretaria optou por autorizar a entrega dos medicamentos mediante à recibo. Além da distribuição geral, a secretaria também dedicou-se a enviar com urgência os remédios de tratamento de doenças crônicas da forma mais rápida possível, principalmente nas áreas de difícil acesso.
Com o fim dos alagamentos, a Secretaria Estadual de Saúde escolheu reorganizar a sua estrutura, afim de aprimorar seus sistemas de informação. Para isso, o auditor afirma que o Estado está investindo em uma atualização do sistema para que, caso o Rio Grande do Sul volte a ser atingido por alguma catástrofe natural, ele esteja mais resiliente para continuar funcionando em situações de crise e mantenha um backup ativo de todas informações, facilitando o acesso. Além do sistema digital, o Estado está trabalhando em conjunto com o Governo Federal para reconstruir as unidades de saúde e hospitais afetados pelas enchentes.
Por fim, o auditor afirma que, apesar do sistema de entrega já ter voltado ao normal, a secretaria ainda está trabalhando em conjunto do governo estadual para que os serviços de saúde sejam restabelecidos e reconstruídos a pleno, para garantir que todos os gaúchos tenham acesso aos seus medicamentos necessários.
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
This website uses cookies.