Categories: Geral

Banco Central estuda transformar Pix em identidade digital

O Banco Central estuda fazer mais uma atualização no PIX. Desta vez o órgão quer transformar o aplicativo em uma identidade digital, ou seja, pode ser usado como uma forma de comprovar informações pessoais dos cidadãos. Para o economista William Bahgdassariam, essas atualizações estão consolidando o PIX como uma ferramenta poderosa para a economia, porque mais pessoas vão utilizar serviços bancários por meio da portabilidade. “Outra coisa que deve ser uma revolução nos próximos anos é o que se chama de Open Bank. Você, voluntariamente, possibilita que as empresas tenham acesso ao seu cadastro e às suas informações bancárias, isso tudo regulamentado pelo Banco Central, e a partir disso passa a ter um leilão por aquilo que você demanda”.

O PIX é um aplicativo usado por bancos para fazer transferências. Para ter acesso, basta cadastrar uma conta e registrar uma chave, que pode ser o CPF do cliente, o telefone ou o e-mail. E é justamente por causa desses dados que algumas pessoas têm receio de baixar o aplicativo. O medo é de ter as informações pessoais roubadas, mas Bahgdassariam garante que o Banco Central protege os dados e também acredita que o PIX deve virar uma identidade digital, porque abrange brasileiros de vários níveis sociais.

Publicidade

É que, com o Auxílio Emergencial, milhões de pessoas passaram a ter uma conta no banco. “Houve uma bancarização muito grande das pessoas. A pessoa, para receber o auxílio, precisava ter uma conta corrente na Caixa Econômica Federal. Isso é feito de forma eletrônica e as pessoas puderam ter acesso muito rápido àquele benefício, que ajudou a reaquecer a economia e dar dignidade para essas pessoas”. O PIX ficou disponível em novembro do ano passado. De lá para cá, cerca de 56 milhões de brasileiros utilizam o aplicativo. O dado é do Banco Central e mostra que os serviços vão muito mais além de apenas fazer transações bancárias.

A ferramenta permite pagar impostos e outras contas de órgãos públicos. Recentemente o Banco Central permitiu que os usuários integrassem a agenda telefônica do celular com o PIX. A estratégia é para atrair novos usuários e também pode ajudar no processo de atualização da ferramenta no futuro.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

O truque caseiro que faz o milho de pipoca estourar sem deixar nenhum grão inteiro

Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…

15 horas ago

Último dia de Expocamaquã 2025: confira a programação deste domingo (18)

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

15 horas ago

Acidente mata três pessoas na BR-293, em Santana do Livramento

Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.

20 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (19)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

21 horas ago

Confira as principais dúvidas sobre a gripe aviária

Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul

21 horas ago

“Barbie do bailão” entre as atrações da ExpoCamaquã 2025

Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento

22 horas ago

This website uses cookies.