Banrisul garante não cobrar dívida de quem teve salário parcelado

A direção do Banrisul afirmou na tarde desta segunda-feira (31) que está cumprindo a decisão judicial que proíbe a cobrança de dívidas de servidores que tiveram os salários parcelados. A liminar, que teve origem em uma ação da Defensoria Pública do Estado, inclui valores referentes a empréstimos ou operações bancárias, como uso de cheque especial, valores devidos a título de consórcios e dívidas de cartões de crédito, além de pagamentos de dívidas com o Banrisul através de boletos.

O banco fica proibido de efetuar a cobrança até que haja o pagamento integral dos vencimentos.

Publicidade

“O Estado que deu causa à inadimplência dos servidores, porque eles não irão conseguir pagar as contas por conta do parcelamento, é o controlador acionário e administrativo do banco. Por esta vinculação é que houve a ação contra o Banrisul”, explica o defensor Felipe Kirchner.

Os servidores que recebem por outros bancos não poderão gozar do benefício. A ação também não contempla despesas com outras instituições cuja cobrança é feita pelo Banrisul. A parcela da TV a cabo com débito em conta, por exemplo, terá desconto normalmente. O mesmo vale para créditos contratados junto a financeiras.

Na decisão tomada em 5 de agosto, o juiz Silvio Tadeu de Ávila afirmou que “a maioria dos prejudicados não terá condições de arcar pontualmente com as despesas essenciais à manutenção do núcleo familiar, não sendo demais repontuar que as verbas salariais têm cunho alimentício”. Caso haja descumprimento da decisão, o magistrado determinou multa de R$ 1.500,00 por evento.

O cliente do Banrisul que tiver desconto indevido pode reclamar ao banco ou procurar o Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública (Nudecontu), pelo telefone 3210-9417

Redação de Jornalismo

Recent Posts

MP-RS mira suspeito de se passar por autoridades para aplicar golpe dos nudes

Segundo a apuração, o alvo da investigação usou o nome do procurador-geral de Justiça do…

12 horas ago

Homem morre em Camaquã após receber descarga elétrica

Vítima realizava reparos na rede elétrica quando foi atingido

13 horas ago

Inverno Antecipado: massa de ar frio traz vento gelado e risco de neve ao sul do Brasil

Inverno Antecipado: massa de ar frio traz vento gelado e risco de neve ao sul…

15 horas ago

Polícia Civil prende criminoso que baleou duas mulheres em Cerro Grande do Sul

Suspeito que tinha ficha criminal estava em prisão domiciliar quando cometeu o crime.

16 horas ago