O vice-governador Beto Grill encerrou no sábado (12) a visita ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Durante dois dias, Grill cumpriu agenda em Recife, capital pernambucana, para conhecer o modelo de gestão de monitoramento implementado por Campos a partir de 2007. Coordenador do programa de Combate às Desigualdades Regionais do Executivo gaúcho, Grill viu de perto como o governo de Pernambuco vem enfrentando esta questão.
Grill tambem conheceu o Complexo Industrial Portuário de Suape, situado na Região Metropolitana de Recife, com uma área de 13.500 hectares, distribuídas em zonas Portuária, Iindustrial, Administrativa e Serviços, de Prevenção Ecológica e de Preservação Cultural. Considerado um dos principais polos de investimentos do País, tem sua localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação, o que o mantém conectado a mais de 160 portos em todos os continentes, com linhas diretas da Europa, América do Norte e África.
A visita foi acompanhada pelo coordenador de Desenvolvimento de Negócios do local, Leonardo Cerquinho, que explicou como o complexo avançou em 2012 e se consolida como um dos principais elementos do desenvolvimento de Pernambuco. Segundo ele, as iniciativas foram reconhecidas por instituições nacionais e internacionais, como o prêmio Top Socioambiental e de RH ADVB (Associação dos Dirigentes e Marketing do Brasil), que premiou o projeto Pedagogia Ambiental de Suape, e a revista inglesa The New Economy, que elegeu o complexo a melhor infraestrutura portuária do Brasil. “Apresentamos a Beto Grill o plano diretor do complexo até 2030. Mostramos como a infraestrutura portuária, o desenvolvimento das cadeias produtivas e, especialmente, a politica socioambiental de Suape, que têm conseguido aliar o desenvolvimento econômico com práticas sustentáveis de reflorestamento e conservação de áreas ambientalmente sensíveis”, destacou.
Complexo de Suape
O Complexo de Suape já possui mais de cem empresas em operação, outras 50 em implantação e continua se preparando para a chegada dos grandes empreendimentos. O aporte de investimentos nas obras de infraestrutura em andamento totaliza R$ 1 bilhão. São obras de dragagem, terraplenagem, construção de acessos, entre as quais se destacam a conclusão da duplicação da PE-60 no trecho em Suape, o avanço das obras da Via Expressa, além da dragagem do canal de acesso externo ao Porto (de -16m para -20m) – fundamental para receber qualquer tipo de navio.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Márcio Stefani, o crescimento do investimento está atrelado a uma política de responsabilidade socioambiental, que visa transformar a região em um modelo de desenvolvimento sustentável. “Se em 2011 pudemos comemorar a ampliação da área de preservação ecológica, que passou de 48% para 59% da área total do complexo, este ano celebramos a criação da Unidade de Conservação de Bita e Utinga”, ressaltou, referindo-se à área que possui 2.467,1 hectares e abriga os dois principais mananciais hídricos da região (Bita e Utinga), além do bioma Mata Atlântica.
Destacam-se, ainda, as ações de Educação Ambiental, com o projeto de Pedagogia Ambiental, que oferece cursos gratuitos para professores, estudantes, membros das comunidades, profissionais da área e demais interessados na temática, onde podem debater sobre temas como pedagogia de projetos ambientais, desenvolvimento ecológico e socialmente sustentável. São oferecidos curso livre de educação ambiental, oficina ecológica, pedagogia ambiental e oficina ecopedagógica, totalizando 44 turmas e 1.203 concluintes.
Avaliação de Grill
O vice-governador avaliou a estada como altamente positiva como uma troca de experiências. “Encontrei Pernambuco e, especialmente a região Metropolitana, com grande atividade econômica: construção civil, novas empresas, o Porto de Suape, crescendo de forma acelerada, graças a uma gestão eficaz. Mas não existe comparação com o nosso Estado. O Rio Grande do Sul está em outro patamar de desenvolvimento, com uma economia bem mais dinâmica, diversificada, com uma produção primária e setor industrial atuantes e fortalecidos por politicas de desenvolvimento. Nosso PIB representa quase 7% da riqueza nacional, enquanto Pernambuco trabalha para chegar aos 2,5%”, concluiu.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.