Em reunião com representantes do setor de mineração do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (20), o vice-governador Beto Grill reafirmou o apoio do Governo do Estado à inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5 do Governo Federal.
No encontro, o presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Vagner Pinto, ressaltou a situação da Fase A do Complexo Termelétrico de Candiota, cuja desativação gradativa deverá ocorrer até dezembro, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Eletrobras CGTEE, Ministério de Minas e Energia (MME) e Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2011.
“Entendemos o fechamento da Fase A como um processo natural, por se tratar de uma unidade antiga. Mas é necessário que sejam oferecidas alternativas para os mais de 800 trabalhadores que serão afetados diretamente com essa medida”, argumentou o sindicalista.
Coordenador do Programa Estadual de Combate às Desigualdade Regionais, Grill destacou a importância de toda cadeia produtiva que envolve a usina para o equilíbrio econômico da região. “Sabemos o quanto as comunidades locais dependem do pleno funcionamento do complexo termelétrico. Estamos trabalhando diversas possibilidades, através do Grupo de Trabalho Energia (GT Energia), e esperamos poder apresentar o relatório final do estudo ao governador Tarso Genro até o final de março”, frisou.
O vice-governador ressaltou ainda a necessidade da exploração ao máximo do potencial das reservas do RS. “Mesmo os países que são referência no uso de energias limpas não abrem mão do carvão. Com a tecnologia disponível atualmente, não há mais motivos para que o carvão mineral não seja utilizado como fonte complementar na matriz energética do país”, finalizou Grill.
O GT Energia Instituído por decreto em 2012, o Grupo de Trabalho de Energia possui a finalidade de traçar um panorama geral e apresentar alternativas para melhoria do setor energético do Estado. O GT é formado por representantes da Secretaria de Assessoramento Superior do Governador, Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), gabinete do Vice-Governador, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas (GPRF).
Projeto ocorrerá de 26 a 30/05, nas unidades educacionais que oferecem Educação Infantil
Municípios selecionados podem receber até R$ 500 mil para reformas; saiba mais
Estrutura já bastante danificada, precisou ser refeita na Granja Netto
Aplicação de camada com concreto deve ocorrer em breve
Você já parou para pensar na última vez que trocou sua esponja de banho? Ou…
Saiba como identificar e regularizar as pendências
This website uses cookies.