O programa Primeira Hora desta quarta-feira (31) entrevistou Rafael Sofia, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente de Camaquã. O profissional falou sobre descarte irregular de lixo, reclamação frequentes dos ouvintes da emissora.
Segundo o biólogo, o município dispõe de coleta seletiva e comum para recolher os resíduos domésticos. “É uma obrigação do cidadão separar seu lixo”, explica Sofia, destacando que há lei que regulamento a questão. Além disso, o profissional alertou que cada bairro tem horários e dias determinados para coleta, dessa forma, a comunidade deve ficar atenta para depositar os materiais no momento certo.
Conforme o servidor, a secretaria possui Ecoponto, no prédio do Centro Administrativo Municipal. No local, é possível descartar pneus, óleo de cozinha e materiais eletrônicos. Já para quem deseja descartar móveis como sofás e armários, basta levar até o aterro sanitário, próximo a Escola Chequer Buchaim.
Ainda durante a entrevista, o profissional criticou aqueles que largam lixos nas ruas da cidade. “O cidadão é responsável pelo resíduo que gera”, destaca Sofia, explicando que as pessoas desejam apenas se “livrar” dos materiais, sem levar em conta impacto ambiental, aparência da cidade, saúde, entre outros. Para o biólogo, muitas vezes o trabalho que cidadão tem em descartar os materiais de forma irregular, como exemplo, levando até próximo a barragem é maior que levar até o aterro sanitário, que é o lugar corretor para descarte.
Confira a entrevista na íntegra:
Vacinação ocorrerá das 8h30 às 14h30, na Secretaria Municipal de Saúde e no estacionamento do…
Deixe que o otimismo seja a bússola que guia seus passos neste dia
Acordo entre Sindilojas e SECPEL define regras para trabalho em datas comemorativas de 2025 e…
Também nesta quinta, um foragido foi preso pela Polícia Civil
Evento ocorrerá no próximo dia 09 de junho, no Teatro do Sesc; saiba como participar
Números estão subnotificados devido a falta de testagem na rede pública
This website uses cookies.