BM monta esquema especial e garante formatura de 41 novos soldados durante pandemia

Na tarde desta sexta-feira (29), 41 novos soldados da Brigada Militar (BM) realizaram o sonho da formatura de conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). Na solenidade, foram observadas as normas estabelecidas pelos decretos estaduais que instituíram o sistema de Distanciamento Controlado e a aplicação das medidas sanitárias durante o período da pandemia do Covid-19. 

O evento, realizado no ginásio de Educação Física da instituição, contou com a presença do comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr, do diretor do Departamento de Ensino, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, do comandante da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre (EsFes-POA), major Ailton Pereira Azevedo, e dos padrinhos. 

Publicidade

A solenidade foi transmitida ao vivo para o público que não pode estar presente no local devido às medidas de prevenção do coronavírus. Na ocasião, foram formados dez novos soldados por vez, somando quatro grupos de formandos acompanhados de seus respectivos padrinhos e madrinhas (um por formando). As pessoas presentes foram submetidas ao teste de temperatura do corpo, além de usarem máscaras e terem álcool em gel à disposição. 

Os novos policiais militares iniciaram o curso em agosto de 2019, na EsFes-POA, onde cumpriram um planejamento de 1.675 horas-aulas. O curso engloba conhecimentos específicos da atividade policial militar, disciplinas de Direito Penal, Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Sociologia da violência, Uso da força e da arma de fogo, Decisão de tiro, Defesa pessoal, Medicina Legal, Policiamento ostensivo, entre outras. 

De janeiro a março, os novos soldados realizaram o estágio operacional e supervisionado, atuando em apoio ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) e ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral. 

Na cerimônia, eles entraram e substituíram a boina pelas coberturas brancas entregues pelos seus padrinhos. O ato simboliza que estão prontos para cumprir sua atividade fim: o policiamento ostensivo. Depois realizaram o juramento e compromisso, prestaram continência à bandeira e se retiram do local, dando lugar a outros dez formandos. O comandante-geral da BM, coronel Mohr, parabenizou os novos soldados pela formatura e por agora fazerem parte das fileiras da instituição. 

Durante o período de curso, o soldado Sandro Hilário Alano se destacou obtendo o melhor desempenho, com nota final 9,777, e recebeu das mãos do coronel Mohr a medalha coronel Odilon.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Tradicionalismo Gaúcho: Governo do estado anuncia apoio e Enart recebe incentivo fiscal

Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…

3 horas ago

Prefeitura de Camaquã realiza audiência pública para revisão do Plano Diretor

Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce

3 horas ago

Banda SEMEA lança videoclipe da música “Abre a Janela”

Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…

4 horas ago

Rádio Acústica FM realiza programação especial na ExpoCamaquã 2025

Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro

4 horas ago

Como fazer pipoca com sabor e cheiro de cinema: truques que funcionam

Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…

5 horas ago

Mariana Pimentel abre 32 vagas através de Processo Seletivo

Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura

7 horas ago

This website uses cookies.