Categories: BrasilGeral

Brasil perde para a França e dá adeus aos Jogos Olímpicos no handebol

A Seleção Brasileira feminina de handebol foi derrotada pela França por 29 a 22 e se despediu dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta segunda-feira, dia 2, no Estádio Nacional Yoyogi, a equipe comandada por Jorge Dueñas não resistiu a forte defesa e rápido ataque francês e foi eliminada da competição na primeira fase. A campanha brasileira em Tóquio teve uma vitória, contra a Hungria, um empate com a Rússia, e três derrotas (Espanha, Suécia e França)

“A gente chegou muito confiante na competição e estávamos jogando super bem. Viemos determinadas a avançar de fase, ganhar uma medalha, e depois dos dois primeiros jogos essa chama se acendeu. No jogo contra a Espanha, a frustração foi enorme, porque dava para ganharmos. O que a gente não queria era enfrentar essa situação com a França, que hoje foi superior, a defesa estava uma parede”, avaliou a goleira Babi Arenhart.

Publicidade

A partida começou equilibrada, com as duas equipes se alternando no placar até os 13 minutos, quando a França passou a imprimir um ritmo mais forte. Com uma defesa bem postada, eficiência no ataque e velocidade nos contragolpes, as adversárias tomaram contra da partida, fechando o primeiro tempo em 17 a 12.

O Brasil voltou ao segundo tempo com Renata Arruda no lugar de Babi no gol. Com muita garra e disposição, a equipe do Brasil diminuiu o marcador para 18 a 15.

Com o passar do tempo, porém, o Brasil foi perdendo oportunidades no ataque e as adversárias ampliaram o marcador novamente. Faltando dez minutos, o treinador Jorge Dueñas colocou Babi de volta à quadra. A França não diminuiu a intensidade e controlou o placar até o fim.

Artilheira do Brasil no jogo com seis gols, a ponta Alexandra Nascimento avaliou a participação brasileira em Tóquio. “A gente conseguiu produzir, chegar até o gol, mas infelizmente pecamos nas finalizações. Contra uma equipe tão forte como a França, isso não pode acontecer. Começamos muito bem a competição, mas depois começamos a cometer alguns erros. O esporte é assim e temos que saber perder”, destacou a melhor jogadora do mundo em 2012.

Uma das remanescentes da equipe campeã mundial em 2013, Alexandra anunciou que deixa as quadras após a eliminação nos Jogos Olímpicos. “Essa é a minha quinta Olimpíada, já estou com 39 anos. Para mim, já foi um presente participar destes Jogos junto com essa geração. O atleta tem que estar sempre se reinventando. Há cinco anos eu falo que vou parar de jogar e não consegui, só que agora chegou o momento. Quero ser mãe e agora que acabaram os Jogos Olímpicos o meu objetivo é me concentrar, pensar no meu corpo para visualizar a gravidez. Não tenho medo do futuro. Entreguei minha vida ao handebol com muita garra, amor e prazer e faria tudo de novo”, afirmou Alexandra, que fez sua estreia olímpica em Atenas 2004.

Também campeã mundial em 2013, Babi acredita que essa geração deixa um legado positivo para a modalidade. A atleta não pensa em parar de jogar. “A gente espera ser sempre uma inspiração para as próximas gerações e tentar abrir um caminho para eles, que foi aberto para a gente no passado. Eu espero que a gente tenha conseguido plantar essa semente de que existe uma vida dentro do esporte. Eu não sei o que vai acontecer com as jogadoras mais experientes, mas eu não penso em parar. O legado que a gente deixa é de somos muito felizes fazendo o que a gente ama. Por isso, uma derrota assim dói tanto”, disse a goleira de 35 anos.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Camaquã promove audiência pública sobre novo Plano Diretor

Esta será a oportunidade da comunidade discutir as mudanças

19 minutos ago

Polícia prende 20 pessoas em operação contra tráfico de drogas na Fronteira Oeste

Foram cumpridas 78 ordens judiciais na manhã desta quinta-feira. Armas, dinheiro, celulares e drogas foram…

20 minutos ago

Fábia Richter discursa no Congresso Federal em solenidade pelo Mês da Enfermagem

Enfermeira destacou a necessidade de maior representatividade política e cobrou o cumprimento do piso nacional

2 horas ago

Em rodada de negócios, sete franquias buscarão investidores durante a FBV

Interessados em se tornar franqueados devem se inscrever até 20/05 no Portal de Negócios do…

2 horas ago

Grêmio intensifica busca por goleiro em meio a incertezas

Deslizes de Volpi e possível saída de Grando acendem alerta no clube

2 horas ago

Como espantar baratas da cozinha com uma mistura que não usa veneno

Aprenda como espantar baratas da cozinha com uma receita simples, natural e sem veneno. Proteja…

2 horas ago

This website uses cookies.