Brasil registra 24 ataques em escolas desde 2002

O Brasil registrou ao menos 24 ataques em escolas desde 2002. Somente nesta semana, foram dois atos violentos, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Essas ações colocam em discussão o papel da imprensa na cobertura e na prevenção desses acontecimentos.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Publicidade

Uma pesquisa da USP, a Universidade de São Paulo, mostra o crescimento acelerado dos ataques, foram dez, nos últimos 13 meses.

O estudo destaca protocolos estabelecidos por especialistas sobre o comportamento da imprensa, como evitar a exposição de vítimas e agressores, com a divulgação de imagens, vídeos ou conversas.

A ideia é impedir o chamado “efeito contágio”, que o atentado seja inspiração para outros. Segundo o estudo, a janela para potenciais imitadores é de aproximadamente 13 dias.

A professora de Ética e Jornalismo da UnB, Universidade de Brasília, Rafiza Varão, fala sobre o cuidado com o uso das imagens.

O doutor e professor de Jornalismo da USP, Rodrigo Ratier, afirma que a cobertura desses casos tem sido sensacionalista com foco na busca pela audiência e por cliques.

Para a editora pública e de conteúdo da Jeduca, Associação de Jornalistas de Educação, Marta Avancini, a imprensa deve acompanhar os desdobramentos e as medidas tomadas pelo poder público para evitar outros ataques.

O estudo da USP indica que as pessoas mais aptas a perceber os sinais de radicalização de jovens são as mais próximas no convívio dentro e fora de casa.  No caso, pais e cuidadores, líderes de comunidades, professores, amigos e conhecidos próximos, como colegas de escola.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro

Valor de retiradas ilegais desde 2019 ainda está sendo levantado

7 minutos ago

MP-RS mira suspeito de se passar por autoridades para aplicar golpe dos nudes

Segundo a apuração, o alvo da investigação usou o nome do procurador-geral de Justiça do…

13 horas ago

Homem morre em Camaquã após receber descarga elétrica

Vítima realizava reparos na rede elétrica quando foi atingido

14 horas ago

Inverno Antecipado: massa de ar frio traz vento gelado e risco de neve ao sul do Brasil

Inverno Antecipado: massa de ar frio traz vento gelado e risco de neve ao sul…

16 horas ago