Foto: Divulgação | Brigada Militar
Na noite de ontem dessa quinta-feira (07), policiais militares femininas do 30º Batalhão de Polícia Militar, participaram de um encontro com mulheres da Escola Serrate de Artes Marciais de Camaquã, a convite do Mestre Wagner Serrate. Além da Brigada Militar, participou do evento a Assistente Social Meg Cestari, que compartilhou seu conhecimento através da Rede de Atenção à Mulher de Camaquã (RAM).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Durante o encontro foi promovida uma roda de conversa abordando temas relacionados à segurança feminina no cotidiano, além de refletir sobre a violência contra a mulher e atitudes de prevenção.
Evite andar distraída por aí. Observe sempre as pessoas ao seu redor e, caso sinta que está sendo seguida, entre em um estabelecimento até a pessoa passar. De preferência, avise alguém sobre a situação.
Além disso, mexer no celular enquanto caminha, além de desviar a sua atenção, ainda deixa o seu aparelho à mostra. Segure a bolsa sempre bem próxima ao corpo e evite tirar a carteiro ou qualquer outro objeto quando estiver na rua.
Antes de sair, tranque bem a casa e, caso perceba alguma pessoa ou movimentação estranha, não saia sem antes se certificar do que se trata. O mesmo vale para quando você estiver voltando: independentemente de estar a pé ou de carro, verifique se não há pessoas escondidas atrás de árvores ou veículos próximos à sua casa.
Qualquer suspeita, ou mesmo a sua intuição, deve ser motivo para dar mais uma volta ou até pedir ajuda. Além disso, quando estiver chegando, deixe a chave à mão, assim você não fica parada no portão, mexendo na bolsa.
Para sair ou chegar de carro, valem as mesmas regras de quando você está a pé: olhe ao seu redor e redobre os cuidados caso veja algo fora do comum. Vidros escuros aumentam a segurança, pois impedem que o bandido veja o que o espera dentro do carro.
Procure estacionar sempre em locais bem iluminados e movimentados e, assim que entrar no carro, dê a partida. Se o semáforo estiver vermelho, vá reduzindo a velocidade de longe. Se precisar parar, mantenha-se à direita ou na faixa do meio (ladrões normalmente abordam pelo lado esquerdo, que é o do motorista).
Caso você seja abordada, não reaja. Entregue o que for pedido e evite olhar fixamente para o ladrão. Assim que ele for embora, acione a polícia. Lembre-se de que a sua vida vale mais do que qualquer bem material.
Muitos são os casos de assalto ou mesmo violência sexual contra mulheres no transporte público. Ainda assim, você pode tomar algumas medidas para reduzir os riscos.
Ao escolher um lugar para se sentar, prefira o banco do corredor. Assim, você tem maior controle sobre quem se senta ao seu lado.
Se estiver no metrô e alguém estiver te olhando fixamente ou chegando muito próximo, mude de vagão. Lembre-se também de que seus pertences sempre devem ser segurados com firmeza e mantidos à sua frente, onde você consegue vê-los.
Sua casa deve ser um reduto de paz e acolhimento. Caso você more sozinha, mantenha a porta sempre trancada e utilize grades nas janelas. Alarmes e câmeras externas também são uma boa pedida: você observa o que acontece lá fora e, em caso de emergência, consegue acionar a polícia antes que o perigo chegue até você.
A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…
Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…
Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
This website uses cookies.