Brigada Militar lança edital de concurso com 120 vagas para oficiais

A Brigada Militar lançou, nesta segunda-feira (31), edital de concurso com 120 vagas para a carreira do oficialato superior. As inscrições começaram ao meio-dia desta segunda e serão realizadas até as 17h de 5 de maio, pelo site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Das 120 vagas, 99 serão providas por ampla concorrência. As 21 vagas restantes são destinadas a cotistas, sendo 19 para pessoas negras, uma vaga para pessoas trans e uma vaga para integrantes dos povos indígenas.

Sobre o concurso da Brigada Militar para oficiais

Para realizar inscrição, é necessário ter idade máxima de 29 anos durante o período das inscrições. O limite de idade não se aplica, entretanto, aos militares estaduais do Rio Grande do Sul. Também é necessário possuir curso superior em Direito até a data da inclusão. Para os candidatos do gênero masculino, a altura mínima é de 1,65m. Já para as candidatas do gênero feminino, é necessário ter, pelo menos, 1,60m.

A seleção será realizada por meio de quatro fases. A primeira será o exame de capacidade intelectual, que terá prova objetiva, discursiva, oral e de títulos. A segunda etapa será um exame de saúde. A terceira fase será um exame de capacidade física (conhecido como TAF). Por fim, os candidatos realizarão uma avaliação psicológica. Todas as fases do concurso serão realizadas em Porto Alegre.

A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha. As disciplinas abordadas são língua portuguesa, direito administrativo, direito constitucional, direito penal, direito processual penal, legislação extravagante e direitos humanos, direito civil e processual civil, direito penal militar, direito processual penal militar e legislação aplicada à função. A previsão de aplicação da prova é para 29 de junho. As datas de realização das demais etapas do concurso serão divulgadas posteriormente.

No exame de capacidade física (TAF), os candidatos do gênero masculino deverão realizar cinco flexões de barra, 40 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.500 metros em 12 minutos. Já as candidatas deverão realizar 20 segundos de isometria na barra fixa, 32 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.100 metros em 12 minutos.

Os aprovados realizarão o Curso Superior Policial Militar (CSPM), na condição de alunos-oficiais. Durante o CSPM, que tem duração aproximada de dois anos, os alunos receberão bolsa-auxílio correspondente a 50% da remuneração de capitão da BM, além de etapas de alimentação e assistência à saúde. Após a conclusão do curso, serão nomeados para o primeiro posto da carreira do oficialato, o de capitão, cujo salário é de R$ 21.513,44. Além deste valor, os futuros capitães receberão auxílio-alimentação no valor de R$ 400.

Texto: Ícaro Ferreira/Ascom BM
Edição: Secom

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Aprenda a regar um lírio-da-paz do jeito certo para não “afogar” a planta

O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é uma das plantas ornamentais mais populares para ambientes internos. Com…

11 horas ago

Últimas vagas para o curso de conversação em inglês no Senac Camaquã

Curso Travel English é essencial para realizar viagens internacionais de forma tranquila

11 horas ago

Farmácias São João: como a diversidade cultural é um dos pilares de expansão na maior rede do Sul do país

Com mais de 22 mil colaboradores, a empresa se diferencia por acolher imigrantes em diferentes…

11 horas ago

IFSul Camaquã oferece dois novos cursos em 2025

Agora, a instituição também conta com os cursos Superior de Tecnologia em Agrocomputação e Técnico…

13 horas ago

Afubra Camaquã realiza encontro de negócios em Cerro Grande do Sul

O 58º Encontro de Negócios será realizado nesta quarta-feira (02), a partir das 09h

14 horas ago

Guarany de Camaquã apresenta nova fase em Reunião Almoço da Acic

Evento ocorrerá na próxima quinta-feira (03), na Sede Social da Acic

14 horas ago

This website uses cookies.