Brigada Militar retoma seleção de oficiais temporários de saúde

A Brigada Militar retomou o andamento da seleção de oficiais temporários para o quadro de saúde da instituição, que permitirá a contratação de 16 médicos e 29 enfermeiros. O ingresso desses profissionais será importante para reforçar as equipes dos Hospitais da Brigada Militar (HBM) de Porto Alegre e de Santa Maria, que têm realizado o atendimento a todos os servidores da Segurança Pública neste momento excepcional de enfrentamento à Covid-19.

O processo seletivo foi lançado em janeiro deste ano, mas havia sido paralisado em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Agora, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 30 de abril o edital de convocação para exame de saúde de 480 candidatos.

Publicidade

Os concorrentes deverão comparecer no Centro Clínico do HBM da capital entre 25 e 26 de maio, no horário indicado no cronograma do edital. A recepção será escalonada em turmas de 30 candidatos a cada hora, respeitando a determinação do decreto de calamidade pública estadual para evitar aglomerações.

A seleção para médicos e enfermeiros tem cinco etapas na fase inicial: exames de saúde, de aptidão física e avaliação psicológica – de caráter eliminatório. Além de prova de títulos e entrevista técnica – de caráter classificatório. Na fase intermediária é feita a investigação social do candidato e validação das inscrições. Um curso de adaptação é a etapa final.

Para atuação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), fundamentais no tratamento da Covid-19, serão contratados quatro médicos da especialidade de medicina intensiva e outros quatro da área de cardiologia ou clínica médica.

Para o serviço de pronto atendimento, serão contratados oito médicos das especialidades de clínica médica ou medicina de emergência. Todos serão lotados na capital. Entre os enfermeiros, serão 22 para atuar no HBM de Porto Alegre e sete para o HBM de Santa Maria.

A contratação será pelo prazo de dois anos, podendo haver prorrogação por, no máximo, mais dois anos. Os servidores temporários ficarão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social e, no que couber, sujeitam-se às normas aplicáveis aos integrantes da BM. A carga-horária semanal de trabalho prevista é de 40 horas.

Além da seleção para os cargos de nível superior, também havia sido lançado em janeiro processo para contratação de 145 soldados temporários, nível médio, no cargo de técnico de enfermagem, com 120 vagas para a capital e 25 vagas para Santa Maria. Esse processo deve ter edital de retomada publicado em breve.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Panvel promove blitz no Dia do Genérico com descontos de até 70%

Uma oferta especial para quem busca sempre estar com a saúde em dia, mas não…

2 horas ago

Por que deixar o tapete ao sol uma vez por semana melhora até o ar da casa

Parece exagero, mas não é: deixar o tapete ao sol uma vez por semana pode…

2 horas ago

Esse truque com casca de banana devolve o brilho aos móveis escuros

Parece mágica, mas é só ciência e sabedoria popular: a casca de banana pode revitalizar…

2 horas ago

Afubra abre vaga de emprego para Técnico Agrícola em Camaquã

Confira como se candidatar para a vaga de emprego

3 horas ago

Conab anuncia compra e doação de sementes para a agricultura familiar gaúcha

Com a abertura do sistema, a Companhia atende reivindicação do setor, que foi impactado pelas…

3 horas ago

Incra libera terceira leva do crédito extraordinário para Arambaré

Ao todo, assentados de 33 municípios foram contemplados

3 horas ago

This website uses cookies.