Categories: AgroCidades

Camaquã e Chuvisca registram casos de raiva animal em 2024

O Rio Grande do Sul enfrenta um surto de raiva animal em 2024. Segundo dados oficiais, o estado registra atualmente 72 focos da doença, que tem como principal vetor de transmissão o morcego hematófago, popularmente conhecido como morcego-vampiro. Municípios como Camaquã e Chuvisca já confirmaram casos da doença, alertando produtores rurais e autoridades sanitárias.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

A raiva herbívora, que inclui Camaquã e Chuvisca entre os municípios atingidos, não possui cura e é transmitida entre os morcegos em suas colônias, que posteriormente infectam animais de criação como bovinos, equinos, suínos e ovinos.

“E os focos em todo o Estado estão sendo trabalhados exatamente da mesma maneira pelas inspetorias veterinárias locais, pelos núcleos de controle da raiva de cada jurisdição gaúcha. Contamos com o apoio do produtor rural para realizar a vacinação e na busca ativa por novos refúgios”, disse o médico veterinário, fiscal estadual agropecuário e coordenador estadual do Programa de Combate à Raiva dos Herbívoros da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Wilson Hoffmeister Júnior.

O veterinário chama atenção para a prevenção por meio da vacinação.

“A lista de casas pecuárias habilitadas para a vacinação dos animais pode ser encontrada nas inspetorias veterinárias”.

Produtores, principalmente de Camaquã e região, devem estar atentos

A transmissão ocorre quando os morcegos mordem os animais para se alimentarem de sangue, causando lesões na pele que servem como porta de entrada para o vírus. Uma vez infectados, os animais apresentam alterações comportamentais e podem morrer.

A doença representa uma grave ameaça à pecuária gaúcha e exige ações imediatas para o controle e prevenção. Produtores rurais devem estar atentos aos sinais da doença em seus animais e procurar orientação de profissionais da área veterinária. A vacinação dos animais é fundamental para evitar a propagação da raiva.

A Secretaria Estadual de Agricultura chama atenção para os produtores rurais terem cuidado ao lidarem com os morcegos, já que a doença pode ser transmitida para humanos, e que a Inspetoria está trabalhando o mais rápido possível para conter o foco de raiva no município após três décadas sem morcegos contaminados.

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Deputado convoca secretário da Reconstrução Gaúcha para esclarecer edital de concessão de rodovias

Paparico Bacchi solicita explicações sobre critérios, tarifas, transparência e alternativas ao modelo de pedágio, diante…

38 minutos ago

O presente e o futuro do Brasil é tema do evento “Giro pelo Rio Grande” em Camaquã

O evento gratuito, acontece nesta segunda-feira (09), no auditório do Sesc Camaquã

51 minutos ago

Gramado Summit 2025: Leite apresenta novas Estratégias de Governo Digital

O evento foi correalizado pelo governo estadual e reuniu milhares de pessoas interessadas em inovação…

4 horas ago

Compromisso com o futuro: Philip Morris avança em metas globais de sustentabilidade

Na Semana do Meio Ambiente, Philip Morris evidencia ações ambientais com destaque para os projetos…

5 horas ago

“Todos somos uma marca que precisa ser lembrada”, avisa Rodrigo Faro na Gramado Summit

Apresentador esteve no palco principal do evento para contar sua história, inspirar os participantes e…

5 horas ago

This website uses cookies.