Foto: Divulgação
O município de Camaquã recebe a partir desta sexta-feira (7), uma exposição sobre a origem da bandeira do Rio Grande do Sul. A mostra, que ficará em cartaz no CTG Camaquã até 7 de abril de 2025, apresenta uma tela pintada a óleo do Museu Cívico de Bolonha, Itália, datada entre 1840 e 1849, que revela a bandeira tricolor da República Rio-Grandense.
A bandeira, um dos símbolos mais marcantes do bairrismo gaúcho, foi desenhada e pintada em 1833, em Buenos Aires, a pedido do farroupilha Francisco Modesto Franco. A autoria, conferida a Zambeccari, é resultado de anos de pesquisa de Edison Hüttner, com a colaboração de Eder Abreu Hüttner e Felipe Assunção Soriano (PPGH/PUCRS).
A exposição será inaugurada oficialmente às 19h desta sexta-feira, em conjunto com o projeto Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha, da gestão de prendas e peões do CTG Camaquã. As visitas podem ser feitas mediante agendamento, com entrada gratuita.
A exposição itinerante é uma realização da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com a participação da Escola de Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em História, da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), da Universidade de Urbino Carlo Bo (Itália), do Museu Cívico do Risorgimento de Bolonha e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS).
A curadoria é de Edison Hüttner, Eder Abreu Hüttner e Felipe de Assunção Soriano, com organização de Lisele Storck da Silva, Mirele Gonçalves de Faria Hugo, da gestão de prendas e peões do CTG Camaquã, e Nilza Tessmann.
Durante entrevista na SulTV, a patroa do CTG, Lisele Stork, detalhou a programação.
No sábado (8), a partir das 9h, acontece a tradicional cavalgada feminina pelas ruas de Camaquã. O evento, exclusivo para mulheres, será seguido por atividades campeiras no CTG e um jantar dançante com apresentações das invernadas artísticas da entidade e do grupo Espora de Prata, da Região Metropolitana de Porto Alegre.
O domingo (9) reserva a continuação das atividades campeiras, um torneio de truco e um desfile de moda da grife Caetana Estilo de Campo, de São Lourenço do Sul.
A patroa do CTG Camaquã também anunciou as datas do tradicional Rodeio de Maio, que ocorrerá de 27 de maio a 1º de junho, com uma extensa programação artística e cultural, incluindo shows de renome nacional e também do exterior.
Assista a entrevista com todos os detalhes:
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
Confirmação da lei representa um marco histórico para a vitivinicultura do estado, valorizando a tradição,…
This website uses cookies.