Categories: Saúde

Camaquã registra cerca de 5 novos casos de HIV por mês

A situação do HIV em Camaquã, no Rio Grande do Sul, foi tema de uma entrevista com a enfermeira Daiane Risto, especialista em HIV/AIDS, na Rádio Acústica FM. A profissional destacou o aumento de casos no município, a importância da prevenção, da testagem – especialmente durante o Carnaval – e do tratamento, além de desmistificar tabus e esclarecer dúvidas sobre a doença.

Receba todas as notícias da Acústica e interaja com a nossa equipe, através do seu WhatsApp, tocando aqui!

Publicidade

Camaquã registra uma média preocupante de cinco novos casos de HIV por mês, com maior incidência entre jovens abaixo de 40 anos, incluindo casos em pessoas de 18 e 19 anos. O município é referência no atendimento a pacientes com HIV para outras quatro cidades, totalizando 449 pessoas em acompanhamento.

A principal preocupação das autoridades de saúde é identificar as pessoas que vivem com o vírus, mas não sabem, para que iniciem o tratamento e interrompam a cadeia de transmissão.

Autoteste do HIV está disponível gratuitamente

Para facilitar o diagnóstico, o Ministério da Saúde e o estado do Rio Grande do Sul intensificaram as campanhas de autoteste para HIV. O autoteste, disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde de Camaquã, é simples, rápido (resultado em 20 minutos) e pode ser feito em casa, utilizando a saliva. A enfermeira explicou detalhadamente o passo a passo do autoteste e enfatizou que, em caso de resultado positivo, é fundamental procurar uma unidade de saúde para realizar um teste confirmatório e iniciar o tratamento.

O tratamento para HIV evoluiu significativamente, sendo atualmente realizado com apenas dois comprimidos diários, fornecidos gratuitamente pelo SUS, e com poucos efeitos colaterais. A enfermeira Daiane Risto também abordou a importância da prevenção, com o uso de preservativo em todas as relações sexuais, e explicou sobre a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), medicamentos que podem prevenir a infecção pelo HIV em situações específicas. A entrevista abordou ainda temas como a janela imunológica, a transmissão do vírus, a carga viral indetectável, outras ISTs, o sigilo no atendimento, o tabu em torno da doença, a importância do diálogo com o parceiro(a) e as doenças oportunistas.

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

21 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

1 dia ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

1 dia ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

1 dia ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

1 dia ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

1 dia ago