Camaquã registra maior nível de acumulados de chuva nas últimas 72 horas

Desde a última segunda-feira (23), diversas cidades gaúchas estão enfrentando fortes temporais, registrando altos níveis de acumulados de chuva. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), as cidades da Costa Doce são as que apresentam o maior índice de acumulados nas últimas 72 horas, causando transtornos à população.

A cidade com os maiores níveis de chuva foi Camaquã, com 207,8 milímetros segundo o CEMADEN, e 183,6 milímetros de acordo com o INMET. Durante a madrugada desta quarta-feira (25), diversos pontos da cidade sofreram com alagamentos, queda de árvores e falta de luz devido ao fenômeno de “microexplosão”, que causa uma corrente de vento descendente violenta que se espalha de forma radial ao atingir a superfície.

 

Canguçu, São Lourenço do Sul e Capão do Leão também apresentaram índices elevados, ultrapassando 150 milímetros. Segundo os institutos de medição, São Lourenço do Sul se destaca entre os três municípios com 190,6 mm de acumulados. Canguçu também apresentou índices elevados, com 176,2 mm segundo o CEMADEN e 161,6 mm segundo o INMET. Capão do Leão, por sua vez, registrou 159,4 mm (CEMADEN) e 149,4 mm (INMET).

Em Rio Grande, Dom Pedrito, Bagé, Santana do Livramento, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Jaguarão e Quaraí os acumulados variaram entre 95mm e 140 mm, segundo a apuração do INMET. Já o CEMADEN aponta valores igualmente equivalentes ou pouco mais elevados para cidades como Pedro Osório, Arroio Grande, Jaguarão, Quaraí e Cachoeira do Sul, com destaque para Pedro Osório que chegou a 155,2 mm na última noite.

Mais ao centro-oeste do estado, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Uruguaiana, Caçapava do Sul e São Gabriel registraram níveis significativos de chuva, com destaque para Dom Pedrito que chegou a 83,2 mm nos últimos dois dias. As demais cidades também apresentaram índices elevados, intercalando entre 30 e 80 mm.

Já a capital Porto Alegre registrou 45,8 mm no bairro do Jardim Botânico e 37,8 mm no bairro Belém Novo (INMET), enquanto municípios da região metropolitana como Viamão, Eldorado do Sul e Alvorada também foram atingidas, porém os níveis de chuva foram ainda menores que da capital gaúcha, chegando a menos de 50 milímetros em cada cidade.

Em contrapartida, cidades como Santa Vitória do Palmar, São Vicente do Sul, Rio Pardo, Santa Rosa, Santa Maria, Tupanciretã, Gravataí, Maquiné, Venâncio Aires, Segredo, Canoas, São Jerônimo e Igrejinha registraram os menores níveis de acumulados durante esse período de chuva, com menos de 30 milímetros.

Redação

Recent Posts

Altar macabro com crânios é descoberto no México

Autoridades investigam os restos humanos encontrados no local

3 horas ago

Hoje na história – 16 de março – Collor manda confiscar cadernetas de poupança

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

11 horas ago

Acic renova identidade visual para celebrar os 90 anos de atuação

A atualização da marca reflete a história da entidade, e também sua evolução e compromisso…

18 horas ago

Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo

Estudo mostra perda de mais de 85% do estoque de carbono na região

19 horas ago

Análise de solo: sua importância e benefícios

Análise de solo é fundamental para a tomada de decisões na agricultura, sendo a base…

19 horas ago

Circuitos Sesc de Artes Cênicas, Literatura e Música celebram o universo feminino

Projeto integrador passará por seis cidades, levando cultura e reflexões ao longo do Mês da…

20 horas ago

This website uses cookies.