Dando continuidade ao programa de logística reversa, a Secretaria do Meio Ambiente de Camaquã, realizará o recolhimento de eletrônicos no dia 22 de fevereiro. A coleta acontecerá das 8h às 15h30 na Praça Zeca Netto.
Neste dia, serão recolhidos os equipamentos para descarte de pessoas residentes apenas em Camaquã. Esse encaminhamento não representa custo para a Prefeitura que assinou um termo de parceria com a empresa NatuSomos de Horizontina, que realiza o transporte do material gratuitamente. A empresa é especializada em reciclagem de eletrônicos, tendo capacidade instalada de 25 toneladas/dia de processamento de materiais.
Após a coleta, é realizada a descaracterização, separação e moagem do material que volta para as indústrias, transformando-se em matéria prima reutilizável no mercado. O recolhimento de lixo eletrônico produzido na cidade é realizado pela Prefeitura desde 2013, quando foi implantada a logística reversa em Camaquã.
É importante que o lixo eletrônico tenha o seu descarte correto para evitar a contaminação da água e do solo. O descarte correto garante também o total reaproveitamento dos materiais e destinação correta dos mesmos.
Ao descartar incorretamente, muitas vezes, os catadores acabam retirando somente o que é de fácil acesso e o que podem vender, deixando o resto do material em lugares inadequados e que acabam tendo elementos como metais pesados se misturando a natureza e contaminando-a. Os materiais utilizados na fabricação dos celulares, computadores, impressoras e periféricos, como o cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, lítio e várias outras substâncias tóxicas, são altamente cancerígenos e até letais, caso sejam absorvidos por pessoas ou animais em grandes quantidades.
Para combater esse descarte incorreto é preciso que a população encaminhe seu material para a Secretaria do Meio Ambiente e também atue como fiscalizadora, denunciando possíveis descartes irregulares desses materiais.
Para mais informações entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3671-5379 ou diretamente no Centro Administrativo, Rua Manoel da Silva Pacheco, 496.
Artefato explodiu no gramado em frente ao edifício
“O Agente Secreto” estreou no festival francês no último domingo e conquistou aclamação da crítica
Produtores enfrentam um cenário de dificuldades, com cinco anos consecutivos de estiagem
Há a possibilidade de neve na serra gaúcha e catarinense
Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Jardim
Palestrantes levaram grande público para os palcos da feira no último dia de programação
This website uses cookies.