Categories: BrasilPolíticaSaúde

Câmara aprova projeto que permite que empresas comprem vacinas contra Covid-19

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6), o projeto de lei que permite à iniciativa privada a compra de vacinas contra a Covid-19. Na prática, as empresas poderão adquirir as doses para imunizar funcionários sem que seja necessário o repasse da vacina para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Aproximadamente 10% da população recebeu a primeira dose da vacina contra a doença. No total, mais de 20.600 milhões de pessoas receberam a imunização. Em relação à segunda dose, apenas 2,7% da população tomou o imunizante. O projeto de lei recebeu o apoio de 317 deputados e 120 votos contra.

Publicidade

O deputado Neucimar Fraga (PSD-ES) defendeu a aprovação do projeto.

“Se nós queremos vacinar de verdade, nós temos que juntar forças. O município já pode comprar, o estado já pode comprar, a União já pode comprar. Agora, o setor privado se apresenta para ajudar na compra de vacinas e nós vamos dizer não? Nós vamos dizer não para um funcionário que trabalha em uma empresa de limpeza, em uma empresa de mineração, na construção civil, e a sua empresa quer comprar vacina para ajudar no processo e não pode? Isso é um absurdo. Nós estamos nos comportando como se a pandemia fosse acabar no mês seguinte e no ano que vem não fosse necessário vacinar novamente”, enfatiza o deputado.

Já o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) criticou a aprovação do texto e destacou que o projeto permite que empresários furem a fila da vacinação. “O que está se querendo aprovar aqui é autorizar as empresas a vacinarem antes das pessoas prioritárias. É autorizar a fila a ser furada. É dizer que não há garantia de vacina ao povo, mas vacina para os empresários que compram. E aqui ninguém é contra empresário, aliás, os Estados Unidos é o país que não é contra empresário, é a favor do capitalismo, e lá não se permitiu que essa vergonha aconteça, deixando furar fila”.

Cerca de 200 entidades da sociedade civil publicaram um manifesto contra este projeto de lei. A manifestação é liderada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). De acordo com o Instituto, o projeto aprovado pela Câmara coloca em risco a Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19.

O texto ainda deverá ser debatido no Senado Federal para depois ir para a sanção presidencial.

Enquanto isso, o Brasil registra mais 4.195 mil mortes no período de 24 horas. O número total de vítimas da Covid-19 no país já chega a 336.947 mil.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

4 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

11 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

11 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

12 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

13 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

13 horas ago

This website uses cookies.