Sem categoria

Câmara de Vereadores homenageia cinco personalidades camaquenses

Ocorre nesta sexta-feira (17) no Cine Teatro Coliseu em Camaquã, a cerimonia de homenagem para cinco personalidades do município. Eles receberão o título de “Cidadão Camaquense” às 19h.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Os camaquenses homenageados são: Elecy Rodrigues de Freitas “Jaburú”, João Francisco de Souza Aguiar, Leandro Wegner Garcia, Adão Claudio da Silveira e João Máximo Lopes. As proposições foram feitas pelos vereadores João Pedro Grill, Vitor Azambuja, Renato Cabeleireiro, Ronaldinho Renocar e Mozart Pielechowski.

Saiba quem são os homenageados:

João Francisco de Souza Aguiar ou “Chiquinho da CESA”, natural de Porto Alegre, residente em Camaquã foi gerente da filial da a Companhia Estadual de Silos e Armazenagem (CESA) até a extinção em 2022 e hoje está à frente da COOPAC (Cooperativa de Cereais de Camaquã), empresa que atua nos mesmos aposentos da antiga CESA, formada por produtores para suprir a falta da antiga CESA. Participou ativamente durante a fundação da cooperativa devido a sua experiência de anos no segmento. A outorga é indicada pelo vereador Vitor Azambuja.

Leandro Wegner Garcia, natural de Camaquã, é coordenador de 45 farmácias da Rede LVD. Em 2023 a Farmácia Associadas – Rede LVD conta com 18 lojas e um Centro de Distribuição Interno, sendo seis lojas na cidade de Camaquã, uma em Cristal, uma em Chuvisca, seis em Pelotas e 4 lojas na cidade de Rio Grande. O empresário ainda tem outros empreendimentos na cidade. A outorga é indicada pelo vereador Renato Cabelereiro.

Adão Claudio da Silveira é natural de Montenegro é dono de diversos títulos na área empresarial representando setores da agricultura. Também se destacou como vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Rio Grande do Sul entre outros. A justificativa diz que ele possui “relevantes serviços prestados em Camaquã”. A outorga é indicada pelo vereador Ronaldinho Renocar.

João Máximo Lopes é natural de Bagé, engenheiro agrônomo e advogado.oi sócio fundador e Presidente da Subseção OAB/Camaquã, é um dos baluartes na aquisição de sua sede. Como contribuição literária na área de Engenharia Agronômica, elaborou em 1996 junto com outros profissionais a sua obra “Subsídios ao Estudo e Solução de Enchentes no Município de Camaquã”, de relevante importância na prevenção de problemas relacionados à cidade. Em 2001 motivado pelo trabalho desenvolvido pelo NPHTT, juntamente com outros idealistas fundou o Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã NPHC.

Elecy Rodrigues de Freitas “Jaburú”, foi secretário do Trabalho e Ação Social de Camaquã; Em 1989 e 1996, foi vereador eleito (PSDB); em 1996 foi candidato a prefeito (PSDB), ficando na terceira colocação; em 1998 e 2002, foi candidato a deputado estadual pelo PSDB, vale ressaltar que em 2002 ficou como primeiro suplente; em 2008 foi candidato a prefeito; em 2012 e 2016, foi candidato a vereador, não eleito nas ocasiões; Jaburu foi também assessor do falecido deputado Nelson Marchezan.

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Taxa de desemprego no primeiro trimestre é a menor para o período em 13 anos

A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…

2 horas ago

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

3 horas ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

4 horas ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

12 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

17 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

18 horas ago

This website uses cookies.