Categories: CidadesGeralPolítica

Câmara de Vereadores terá nova sede em 2019

Na Sessão Ordinária realizada no dia 24 de setembro foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 56/2018. O PL autoriza a cessão de uso de imóveis públicos, de posse do Município, para manter neles a sede do Poder Legislativo Municipal. Com isso, vai haver uma economia em torno de R$ 2,5 milhões para o Município, entre 2018 e 2019, pois, a Câmara não precisará adquirir um terreno privado. A proposta anterior era a aquisição de um lote, em outro ponto da cidade, e a construção de um novo prédio pela instituição.

Conforme o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Prof. Claiton Silva, “o Legislativo vai se manter no local atual e construirá novas salas e um novo plenário. Os prédios atuais serão recuperados. Dessa maneira, teremos, em um único local, o moderno e o histórico, e a preservação de mata nativa no centro histórico da cidade”, relata.

Publicidade

Ele conta que “se pensou na manutenção dos prédios históricos que abrigam o Legislativo na atualidade. Caso a Câmara Municipal adquirisse um terreno fora desse local a estrutura atual teria que ser mantida pelo Executivo, o que geraria mais custos para o Município”.

Nova sede

Segundo Claiton, a partir de agora se estudará e se desenvolverá um projeto arquitetônico para a construção de um novo prédio do Poder Legislativo. Após concluído o novo prédio, as instalações atuais da Câmara Municipal deverão ser recuperadas. Além disso, uma mata nativa, que é parte dos lotes cedidos, será preservada. Ainda não há data definida para o início das obras, porém, deve acontecer após a entrega do terreno. Neste caso, a obra deverá começar no final de 2019 ou início de 2020.

Os prédios que abrigam a Câmara Municipal são históricos e, neste caso, “todo o projeto que estamos fazendo conta com o apoio e o respaldo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (IPHAE), da Promotoria Pública e do Conselho de Preservação Histórica de Camaquã”, afirma Claiton.

Bens cedidos

O Poder Executivo cede para a Câmara Municipal os prédios de alvenaria nº 157 e nº 147, na Rua João de Oliveira, e o respectivo terreno no qual estão as construções. Nesses espaços, atualmente, ficam a Sala de Comissões, a Ouvidoria, o Memorial, as assessorias e os gabinetes parlamentares, bem como, o espaço de trabalho do setor de informática, a recepção e a assessoria de comunicação da Câmara Municipal.

Além disso, também se cede para o Legislativo o terreno no qual está atualmente sediada a Secretaria Municipal de Transportes, os prédios existentes neste espaço e uma área de mata nativa, que deverá ser preservada. A desocupação do local, por parte do Executivo, para uso do Legislativo, deve ser realizada até o dia 01 de outubro de 2019. No entanto, o prazo poderá ser prorrogado por 90 dias mediante justificativa.

Cessão permanece

Em relação ao imóvel da Rua João de Oliveira nº 165, ficou decidido no Projeto de Lei nº 56/2018, que o Executivo ratifica o Termo de Cessão de bem público nº 01/2006, que já havia sido firmado entre os dois poderes. Nesse local estão, na atualidade, o Plenário da Câmara Municipal, a Sala da Presidência, a secretaria e o setor de contabilidade da instituição.

Tempo de duração

O prazo de cessão, que passou a vigorar a partir da aprovação da Lei nº 56/2018, tem a duração de 50 anos e poderá ser renovado pelo mesmo período. O Poder Legislativo, a partir de agora, tem a autorização para realizar, entre outras ações, a construção do novo prédio da Câmara Municipal. Após a aprovação, que ocorreu no dia 24 de setembro, a nova Lei entrará em vigor assim que for publicada.

Veja aqui o Projeto de Lei nº 56/2018: https://bit.ly/2N3gUdB

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Mulher morre após capotamento na BR-116 em São Lourenço do Sul

Veículo estava a serviço da Secretaria de Saúde do município de Arroio Grande

12 horas ago

Passos após a eleição de um novo Papa: entenda a cerimônia

Ritual católico segue um roteiro tradicional e solene

13 horas ago

Cardeal americano Robert Francis Prevost é eleito Papa e adota o nome de Leão XIV

Primeira vez que um norte-americano assume o trono de Pedro

15 horas ago

Conclave elege novo papa nesta quinta-feira (08)

Fumaça branca saiu da Capela Sistina e sinalizou ao mundo que os cardeais chegaram a…

16 horas ago

INSS determina bloqueia de descontos de empréstimos consignados

Decisão cumpre determinação do TCU, com objetivo de evitar irregularidades em descontos vinculados a aposentadorias

17 horas ago

This website uses cookies.