Categories: Agro

Câmara Setorial do Arroz elabora lista de demandas

No primeiro dia da programação da 27ª Abertura Nacional da Colheita do Arroz, promovida pela Federarroz, centenas de caravanas integradas por produtores visitaram a Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha, Grande Porto Alegre, local escolhido para as edições deste e do próximo ano do evento.

Paralelamente às visitações técnicas dentro dos roteiros programados pela organização, os dois auditórios do local foram palco de encontros. Um mais técnico, na parte, quando sustentabilidade, brusone, e evolução da variedade 424 foram debatidos. A conclusão destes painéis, os quais tiveram plateia cheia, foi como lançamento de duas variedades CL da Embrapa. Responsável pela apresentação dos produtos, assim como pelo seu desenvolvimento, o agrônomo da Embrapa Ariano Magalhães Jr. disse que a erradicação ou o controle do arroz vermelho é uma uta permanente da pesquisa. Mas outras formas de combatê-lo também devem ser consideradas.

Publicidade

Mesma participação de público teve a reunião promovida durante a manhã pela Câmara Nacional Setorial do Arroz, que reúne os interesses de todas as engrenagens do setor. Coordenado pelo presidente da Câmara Daire Coutinho, o encontro terminou com o fechamento de uma pauta a ser entregue e negociada com o ministério da Agricultura. Três são os pleitos: Reforço na demanda pela equalização das alíquotas de ICMS praticada pelos estados; Inclusão do arroz na Portaria 82, para que haja uma maior celeridade no registro de produtos para controle da lavoura e a criação de uma linha de crédito para indústria, específica para financiar o produtor. Situação que segundo o autor do pedido, o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles já vem acontecendo. É preciso oficializar isso, disse o presidente da entidade, “Mas de uma forma em que fique menos pesado para o produtor, com juros e prazos de vencimentos das parcelas adequados”.

Ao destacar a relevância das reuniões da Câmara em sua base, o presidente da Câmara, Daire Coutinho comentou sobre a inclusão do arroz na portaria 82, segundo ele, “fundamental para diminuição dos custos na lavoura”.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

2 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

9 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

10 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

10 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

11 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

11 horas ago

This website uses cookies.