Caminhada de conscientização ao autismo em Camaquã é transferida

A Associação de Pais Especiais de Camaquã (APEC), informa que a segunda edição da caminhada de Conscientização ao Autismo, Inclusão Social e Acessibilidade, que seria realizada neste sábado (13 de abril), foi transferida para o próximo sábado, dia 20 de abril.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

A decisão foi tomada devido à previsão de chuva para este sábado, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes.

A caminhada, cujo objetivo é conscientizar a comunidade sobre o autismo e promover a inclusão social das pessoas com TEA, terá início às 9h30 da manhã em frente à Praça Donário Lopes.

A APEC convida toda a comunidade a participar deste evento importante e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.

Autismo foi pauta de entrevista na Acústica

Em entrevista para o programa Esquina Democrática do último sábado (06), as mães da associação, Gisa Brose, Nisa Bielaski e Camila Vargas, falaram sobre a vivência de seus filhos com o transtorno do espectro autista (TEA) e a importância da rede de apoio. Elas destacam a importância do atendimento para a evolução do desenvolvimento de autistas.

Com isso, ressaltam sobre o centro de autismo prometido pela secretaria da saúde há dois anos e ainda não foi entregue.

Sinais de autismo segundo o Ministério da Saúde

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social. O Ministério da Saúde alerta que os sinais do neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, com o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência do distúrbio é maior no sexo masculino.

Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum) porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, em uma graduação que vai da mais leve à mais grave. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA, o encaminhamento para intervenções comportamentais e o apoio educacional na idade mais precoce possível podem levar a melhores resultados a longo prazo.

A etiologia do Transtorno do Espectro Autista permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Taxa de desemprego no primeiro trimestre é a menor para o período em 13 anos

A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…

1 hora ago

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

2 horas ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

3 horas ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

12 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

17 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

18 horas ago

This website uses cookies.